Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Produção de milho no país cresceu 34% em 2003

Cristiane Ribeiro / ABr - 25 de novembro de 2004 - 13:41

A produção de milho no país aumentou 34% em 2003, atingindo 48,3 milhões de toneladas e afastando o risco de desabastecimento que vinha ocorrendo nos últimos anos pela diminuição da área plantada em detrimento de culturas mais rentáveis, como a soja. A informação consta da pesquisa sobre Produção Agrícola Municipal 2003 divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o coordenador de Agropecuária do Instituto, Carlos Alberto Lauria, a boa distribuição das chuvas durante o plantio da segunda safra possibilitou o aumento da área plantada e foi fundamental para o crescimento da produtividade. "Além de garantir o abastecimento, a boa colheita do milho diminuiu os custos da produção de frangos e suínos, já que é importante componente da ração oferecida a estes animais", explicou.

A pesquisa mostra que apesar do milho ter tido o maior aumento de produção em 2003, a soja continua em primeiro lugar no ranking da produção agrícola brasileira. No ano passado, a produção da soja aumentou 23%, alcançando 51,9 milhões de toneladas e 13% de expansão em área plantada.

O município de Sorriso, no Mato Grosso, é o maior produtor de soja do país e em 2003 obteve um crescimento de 8% em relação à safra de 2002, atingindo 1,6 milhão de toneladas. Ainda de acordo com o estudo do IBGE, o desenvolvimento da cultura da soja em Sorriso fez com que o município atingisse o melhor IDH-M (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) do Mato Grosso.

SIGA-NOS NO Google News