Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Produção de leite volta a aumentar em junho

01 de agosto de 2006 - 16:21

Pesquisas do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP mostram o início do aumento do volume de leite captado por laticínios e cooperativas em junho, em função, principalmente, do crescimento da produção na região Sul do País. A oferta vinha diminuindo mês a mês desde dezembro último.
De maio para junho, conforme o Índice de Captação de Leite do Cepea (ICAP-L/Cepea), o volume aumentou 2,16%. No balanço do primeiro semestre, a oferta foi 2,49% maior que no mesmo período de 2005.

Apesar do crescimento da produção leiteira nacional, pesquisadores do Cepea lembram que, de maio para junho do ano passado, o aumento da captação foi de 7,92% - ao passo que, agora, se restringiu a 2,16%. De fato, nos estados de Minas Gerais, Goiás e Bahia registrou-se diminuição no volume captado de maio para junho. O aumento da média nacional foi mesmo puxado pelo crescimento significativo da oferta da região Sul.

Com o aumento da captação, a utilização média das indústrias de laticínios subiu para 70,7% da sua capacidade máxima. Esse percentual é inferior ao observado em junho de 2005, cuja utilização era de 78,6%.

Pesquisadores do Cepea calculam também a disponibilidade interna de leite formal para os brasileiros. Para esta estimativa, consideram o volume captado em um mês, somam a este as importações e subtraem os volumes exportados de leite. O resultado aponta o equivalente a 6,72 litros de leite por pessoa em junho – considerando a população em 186,15 milhões de habitantes. Já em junho do ano passado, havia 7,15 litros por habitante, ou seja, 5,96% a mais que neste ano.


MSNoticias

SIGA-NOS NO Google News