Cassilândia, Segunda-feira, 26 de Junho de 2017

Últimas Notícias

29/06/2008 17:22

Produção de flores e plantas ornamentais aumenta

Alana Gandra/ABr

Rio de Janeiro - A produção de flores e plantas ornamentais vem aumentando de ano para ano no país, o mesmo ocorrendo em relação à exportação desses produtos. O faturamento do mercado de floricultura chega a R$ 600 milhões.

O presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Flores e Plantas Ornamentais, Renato Opitz, afirmou que quando se considera o tamanho do mercado consumidor brasileiro, que engloba toda a parte de acessórios e serviços, “se chega a um valor bem mais expressivo, algo em torno de R$ 2,5 bilhões”.

A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Flores e Plantas Ornamentais funciona desde 2003 no Ministério da Agricultura e é composta por representantes dos segmentos público e privado. Ela foi criada oficialmente em janeiro de 2006.


Opitz disse que nos últimos anos o setor experimentou grande melhoria em termos de tecnologia de produção. “Não é só a área de produção que está se expandindo, mas a produtividade tem melhorado muito”.


A produção de flores e plantas ornamentais é feita em estufas, em ambientes de cultivo protegido, onde se consegue controlar a luz, a temperatura, a umidade e a luminosidade, fatores importantes para a produção. Além disso, a produção de flores se dá durante os 12 meses do ano, sem interrupção.Para Optiz, há também uma melhoria da disponibilidade de novas variedades e plantas e flores pesquisadas no Brasil e vindas do exterior.


O país possui atualmente 8 mil produtores de pequeno, médio e grande portes. O principal estado produtor é São Paulo, que corresponde a mais de 70% da produção nacional de flores. Em seguida, aparecem Minas Gerais, Ceará, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Outros estados do Nordeste, como Alagoas, Pernambuco e Bahia, já começam a ampliar a produção de flores, principalmente tropicais, disse o presidente da câmara setorial.

Levantamentos recentes mostram que o setor de flores e plantas ornamentais gera cerca de 200 mil empregos diretos no Brasil, abrangendo produção e comércio no atacado e varejo.

A expectativa para 2008 é de crescimento de 6% a 7% no mercado interno. Opitz afirmou que com a reativação da economia nos últimos anos, tem crescido a demanda por flores e plantas no mercado nacional. “E não só flores e plantas para floriculturas e decoração, mas, principalmente, plantas ornamentais para projetos paisagísticos. Esse é um setor que está crescendo muito”. Ele lembrou que a comercialização em supermercados e shoppings tem facilitado o acesso de outra faixa da população a esse tipo de produto.

Segundo Optiz, o tamanho do mercado interno justifica a concentração do consumo no país. Isso não ocorre com outros grandes produtores latino-americanos de flores e plantas, como Colômbia e Equador, cujos mercados domésticos são muito pequenos. Cerca de 90% da produção desses países são exportados. A vantagem que eles apresentam em relação ao Brasil é a de estar mais próximos do principal mercado comprador, que é o dos Estados Unidos.



Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 26 de Junho de 2017
Domingo, 25 de Junho de 2017
15:50
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)