Cassilândia, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

29/06/2008 17:22

Produção de flores e plantas ornamentais aumenta

Alana Gandra/ABr

Rio de Janeiro - A produção de flores e plantas ornamentais vem aumentando de ano para ano no país, o mesmo ocorrendo em relação à exportação desses produtos. O faturamento do mercado de floricultura chega a R$ 600 milhões.

O presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Flores e Plantas Ornamentais, Renato Opitz, afirmou que quando se considera o tamanho do mercado consumidor brasileiro, que engloba toda a parte de acessórios e serviços, “se chega a um valor bem mais expressivo, algo em torno de R$ 2,5 bilhões”.

A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Flores e Plantas Ornamentais funciona desde 2003 no Ministério da Agricultura e é composta por representantes dos segmentos público e privado. Ela foi criada oficialmente em janeiro de 2006.


Opitz disse que nos últimos anos o setor experimentou grande melhoria em termos de tecnologia de produção. “Não é só a área de produção que está se expandindo, mas a produtividade tem melhorado muito”.


A produção de flores e plantas ornamentais é feita em estufas, em ambientes de cultivo protegido, onde se consegue controlar a luz, a temperatura, a umidade e a luminosidade, fatores importantes para a produção. Além disso, a produção de flores se dá durante os 12 meses do ano, sem interrupção.Para Optiz, há também uma melhoria da disponibilidade de novas variedades e plantas e flores pesquisadas no Brasil e vindas do exterior.


O país possui atualmente 8 mil produtores de pequeno, médio e grande portes. O principal estado produtor é São Paulo, que corresponde a mais de 70% da produção nacional de flores. Em seguida, aparecem Minas Gerais, Ceará, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Outros estados do Nordeste, como Alagoas, Pernambuco e Bahia, já começam a ampliar a produção de flores, principalmente tropicais, disse o presidente da câmara setorial.

Levantamentos recentes mostram que o setor de flores e plantas ornamentais gera cerca de 200 mil empregos diretos no Brasil, abrangendo produção e comércio no atacado e varejo.

A expectativa para 2008 é de crescimento de 6% a 7% no mercado interno. Opitz afirmou que com a reativação da economia nos últimos anos, tem crescido a demanda por flores e plantas no mercado nacional. “E não só flores e plantas para floriculturas e decoração, mas, principalmente, plantas ornamentais para projetos paisagísticos. Esse é um setor que está crescendo muito”. Ele lembrou que a comercialização em supermercados e shoppings tem facilitado o acesso de outra faixa da população a esse tipo de produto.

Segundo Optiz, o tamanho do mercado interno justifica a concentração do consumo no país. Isso não ocorre com outros grandes produtores latino-americanos de flores e plantas, como Colômbia e Equador, cujos mercados domésticos são muito pequenos. Cerca de 90% da produção desses países são exportados. A vantagem que eles apresentam em relação ao Brasil é a de estar mais próximos do principal mercado comprador, que é o dos Estados Unidos.



Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
09:00
Maternidade
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
06:50
Loterias
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)