Cassilândia, Quarta-feira, 28 de Junho de 2017

Últimas Notícias

14/05/2015 14:01

Produção agropecuária de MS se destaca pela sustentabilidade

Famasul

A sustentabilidade é um dos temas mais debatidos na atualidade no Brasil. Em Mato Grosso do Sul, o cenário não é diferente, considerando que entre os setores econômicos o agronegócio é o que mais caminha em direção a uma produção que alia desenvolvimento e preservação. No caso da pecuária, por exemplo, em 15 anos enquanto o efetivo bovino caiu 10%, a produção de carne cresceu 36% no mesmo intervalo. A informação foi apresentada pela gestora do Departamento Econômico da Famasul - Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Adriana Mascarenhas, nesta terça-feira (12), durante apresentação no CNAgro - Congresso Nacional de Inovações do Agronegócio, em Dourados.

Segundo Adriana, o resultado desproporcional entre o efetivo bovino e o volume de carne produzida durante o período analisado comprova que o produtor tem sido eficiente. "A tecnificação do segmento permitiu que o pecuarista produzisse mais, em menor espaço e menor tempo. Em 15 anos, a produção do Estado passou de 699 mil toneladas para 950,4 mil toneladas" afirmou, referindo-se ao percentual de crescimento do volume de carne produzido.

Durante o congresso, Adriana afirmou que a tecnologia é a base do desenvolvimento também da agricultura. "O avanço tecnológico permitiu o aumento da produção por hectare. Em nível nacional, se mantivéssemos a mesma produtividade de 1976, para se produzir 200 milhões de toneladas precisaríamos 159 milhões de hectares, mas fazemos isso hoje com apenas 57,4 milhões de hectares". Desde que foi criado o estado de Mato Grosso do Sul, ou seja, nas últimas 37 safras, enquanto a área cresceu 178%, a produção registrou um aumento superior a 1.366%.

A agronegócio responde por 22,5% do PIB nacional, com R$ 1,09 trilhões, segundo a última apuração da CNA. Especificamente em Mato Grosso do Sul, onde a vocação econômica passa pelo setor, a previsão é de que o PIB do agro cresça 7,5% em 2015.

Apesar do avanço, a especialista ressalta que é preciso produzir muito mais alimentos para atender a demanda global. "Seremos 9,2 bilhões de pessoas em 2050 e o Brasil é considerado um dos países que podem superar o desafio de produzir alimentos para o mundo. Hoje, mais de 800 milhões de pessoas não recebem quantidade de comida suficiente para levar uma vida normal e sadia, segundo dados da WFP - World Food Programme".

Sobre o evento - O CNAGRO - Congresso Nacional de Inovações do Agronegócio, começou no dia 11 e vai até esta quarta-feira (13), em Dourados. Participam do Congresso agricultores, pecuaristas, técnicos, analistas, gestores e pesquisadores que serão apresentados a diferentes dimensões do agro: novidades tecnológicas e científicas, preservação ambiental e estratégias que agregam valor ao produto. O evento é realizado pela Agron Portal e Revista, ANCP – Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores, AEAGRAN - Associação dos Engenheiros Agrônomos da Grande Dourados e UFGD – Universidade Federal da Grande Dourados.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 27 de Junho de 2017
Segunda, 26 de Junho de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)