Cassilândia, Segunda-feira, 30 de Novembro de 2020

Últimas Notícias

14/11/2020 10:40

Procon já apreendeu mais de 25 ton de produtos impróprios para consumo em 2020

Quantia é mais do que o dobro apreendido em todo o ano passado (12 toneladas)

Governo de Goiás
Procon já apreendeu mais de 25 ton de produtos impróprios para consumo em 2020

Do início do ano até o último dia 11 de novembro de 2020, o Procon Goiás apreendeu mais de 25 toneladas de produtos impróprios para o consumo (129.750 unidades). Os produtos foram retirados de circulação por estarem com o prazo de validade vencido, não apresentarem procedência ou fora dos padrões de consumo. Neste período, foram visitados 117 municípios goianos e 3.374 estabelecimentos. Desse total, 1831 foram autuados pela irregularidade.

Os comércios foram autuados por infringirem o Artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e terão prazo de 10 dias úteis para apresentar defesa. Os responsáveis pelas empresas responderão por crime contra as relações de consumo, previsto no Artigo 7º, IX da lei 8.137/90, com pena que chega a 5 anos de detenção.

Entre os alimentos, estavam salgadinhos de sabores diversos, bebidas lácteas, refrigerantes, cervejas, frios (queijos e apresuntados) e outros. Os produtos foram descartados na presença do dono do estabelecimento.

O Superintendente do Procon Goiás, Allen Viana, ressalta que a venda de produtos vencidos e impróprios para o consumo representa uma ameaça à saúde pública.

Volume supera total apreendido em 2019
O volume de mercadorias apreendidas do início do ano até agora supera, mais do que o dobro, o total apreendido em 2019 – 12.593 kg ou 29.916 unidades. O número elevado é fruto da intensificação das ações fiscalizadoras no interior do Estado, motivadas pelas inúmeras denúncias de má-prestação de serviço.

Resultado das ações realizadas em outubro
Somente no mês de outubro, o Procon Goiás apreendeu 2.723 quilos (5.565 unidades) de produtos impróprios para o consumo. Foram fiscalizados 308 estabelecimentos, destes 79,22% foram autuados pelos delitos citados acima.

Ao todo, foram visitados 21 municípios. São eles: Anápolis, Aparecida de Goiânia, Caldas Novas, Campo Limpo de Goiás, Carmo do Rio Verde, Castelândia, Cristalina, Cristianópolis, Hidrolândia, Indiara, Jandaia, Maurilândia, Minaçu, Nova Glória, Paraúna, Santa Helena de Goiás, São Miguel do Passa Quatro, Senador Canedo, Silvânia, Trindade e Turvelândia.

Reclamações e denúncias
O consumidor pode registrar suas reclamações e denúncias através dos seguintes canais de atendimento:
Disque-Denúncia: 151 ou (62) 3201-7124
Portal Procon Web – proconweb.ssp.go.gov.br

 

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 30 de Novembro de 2020
Domingo, 29 de Novembro de 2020
Sábado, 28 de Novembro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)