Cassilândia, Domingo, 20 de Maio de 2018

Últimas Notícias

22/03/2010 10:40

Procon divulga decisões da Anatel que beneficiam consumidores

Setas/ Magda Tebcharani

O Procon/MS está divulgando decisões da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que beneficiam o consumidor: a primeira é a emissão no dia 18 de março de uma súmula que proíbe a cobrança pelo ponto extra de TV paga e também a obrigação das operadoras de telefonia móvel em desbloquear os aparelhos de forma gratuita. “Com decisão sobre o desbloqueio de celular, a Anatel fomenta a concorrência, o que pode se refletir em melhores serviços para os consumidores, especialmente em Mato Grosso do Sul, onde ano após ano a telefonia tem sido campeã em reclamações no Procon”, afirma o superintendente do Procon, Lamartine Ribeiro.

Para Lamartine, a cláusula de permanência, conhecida como fidelização, sempre foi considerada pelos Procon's como abusiva, mas era permitida por lei. “Agora, parece que a fidelização está com os dias contados. As operadoras têm que desbloquear os aparelhos de forma gratuita e a Anatel não permitiu que isso fosse considerado quebra de contrato para efeito de cobrança de multa de fidelização”, explica ele, lembrando que a multa ainda permanece, mas somente se o consumidor quiser encerrar seu contrato antes do prazo de 12 meses, caso esteja fidelizado.

Já no caso do ponto extra de TV paga, a Anatel emitiu súmula que proíbe a cobrança. “Contudo, as operadoras não são obrigadas a oferecer gratuitamente os aparelhos de recepção do sinal. Desta maneira, é permitida a cobrança pelo aparelho que será instalado”, ressalta Lamartine.

Ainda segundo o superintendente do Procon, a forma dessa cobrança pode ser definida pela própria operadora, podendo ser na modalidade aluguel, venda a prazo, comodato, entre outras maneiras. “O importante é que a fatura traga discriminada exatamente a natureza da cobrança”, finaliza.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 20 de Maio de 2018
Sábado, 19 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)