Cassilândia, Segunda-feira, 08 de Março de 2021

Últimas Notícias

23/02/2021 14:00

Procon dá dicas para evitar vazamentos de dados, golpes e fraudes

Fonte: Governo de Goiás

Redação
Procon dá dicas para evitar vazamentos de dados, golpes e fraudes

O vazamento dos dados pessoais de 223 milhões de brasileiros na internet é um acontecimento que acende um alerta vermelho sobre a possibilidade da prática de golpes e fraudes, como saques bancários, falso sequestro de parentes, recebimento de boletos falsos por e-mail ou Whats App, entre outros.

Além disso, foi registrado outro vazamento preocupante, que expõe os dados de 100 milhões de celulares.

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) tem realizado uma interlocução direta com os Procons Estaduais para uma atuação uniforme de investigação e penalização das empresas responsáveis.

O órgão ligado ao Ministério da Justiça notificou, no último dia 12 de fevereiro, as quatro maiores operadoras de telefonia móvel– a Claro, Oi, Tim e Vivo – para prestarem esclarecimentos sobre o vazamento de dados de consumidores. Elas têm o prazo de 15 dias para apresentarem resposta.

A empresa Serasa Experian não confirmou o vazamento e também disse que não encontrou nenhum indício de invasão em seus sistemas.

O Procon Goiás recomenda aos consumidores algumas medidas de segurança cibernética para evitar que se tornem vítimas de eventuais fraudes, como por exemplo:

– Considerar a troca de senhas bancárias de cartões de débito/crédito e de celular;

– Ativar a autenticação em duas etapas de contas e serviços pelo número do celular ou pelo e-mail. A medida torna-se necessária, uma vez que apesar de não ter havido o vazamento de dados bancários, informações como nome, CPF, telefone e e-mail podem ser usados para a troca de senha ou do e-mail de recuperação de conta.

– Também é importante redobrar a atenção no uso da internet. Tome cuidado ao clicar em links, em mensagens, e-mail e demais redes sociais, mesmo que o conteúdo tenha sido encaminhado por pessoas conhecidas.

– Em caso de ligações envolvendo o suposto sequestro de parentes, a orientação é que o interlocutor não entre em desespero. Ele deve tentar inicialmente contato com o parente e não fazer qualquer transferência de valores. Caso se trate de golpe, é preciso procurar imediatamente uma delegacia de polícia.

– Contratação de empréstimos:

Nestes casos, a pessoa pode descobrir que foi realizado um empréstimo pessoal indevido após ter o nome negativado.

O problema pode ser resolvido por meio de contato nas próprias empresas. Primeiramente, é preciso pedir um extrato detalhado ao órgão de proteção em que está negativado, para comprovar a origem da dívida. Depois disso, entre em contato com a empresa responsável pela negativação, por meio do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), ou escreva uma carta de próprio punho afirmando desconhecer o débito.

Solicite o número do protocolo na empresa responsável e faça uma cópia da contestação escrita a mão. Em seguida, a empresa deve emitir um documento que comprove o recebimento da carta, com data, assinatura e carimbo. Se houver recusa por parte da empresa em limpar o nome da pessoa, esta poderá recorrer à Justiça e até mesmo ingressar com uma ação de indenização por danos morais.

Fonte: Procon Goiás-GO

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 08 de Março de 2021
Domingo, 07 de Março de 2021
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)