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Procon: Clientes não conhecem as novas regras do celular
São Paulo - Seis de cada dez consumidores ainda não conhecem as novas regras da telefonia celular, em vigor desde fevereiro deste ano. A conclusão é de um levantamento feito pela Fundação Procon-SP, com 758 cidadãos.
Segundo a entidade, dentre os informados, sete de cada dez tomaram conhecimento das mudanças pela imprensa e só três, por sua operadora - o que seria o correto, de acordo com o assistente de direção do Procon-SP, Diógenes Donizete.
Deveria ser dada maior publicidade às regras, disse ele. Entendemos, que essa é uma responsabilidade do fornecedor, no caso, as operadoras.
O estudo mostra também que mais da metade desses consumidores já teve problemas com a operadora depois que as regras entraram em vigor. A maioria deles ligados à cobrança para o desbloqueio de aparelhos.
Donizete afirmou que as novas regras da telefonia celular ampliam os direitos do consumidor. Elas estabelecem a prorrogação da validade de créditos para telefones pré-pagos, acabam com a carência dos contratos, entre outras modificações.
Ele disse, no entanto, que é importante que os consumidores estejam cientes das mudanças. O consumidor desinformado desconhece seus direitos, resumiu.
Mais informação sobre a mudança na regulamentação da telefonia móvel pode ser obtida nos sites do Procon e da Anatel .