Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Processômetro: vai informar andamento da Meta 2

CNJ - 02 de setembro de 2009 - 10:20

A partir desta quarta-feira (02/09), o contador de processos da Meta 2 criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), intitulado Processômetro, disponibilizará informações diferentes a cada dois segundos. A mudança trará mais agilidade ao sistema de informações on-line que tem como objetivo divulgar os números referentes aos processos distribuídos até 2005 que já foram julgados. Até agora foram julgados 668.735 processos em todo o país.



Disponível desde o início de agosto no portal do CNJ na internet, no endereço www.cnj.jus.br, o sistema apresenta informações que circulam a cada instante com dados sobre o cumprimento da Meta 2 em todos os tribunais do país. As informações de cada tribunal serão intercaladas com o total de processos julgados em todos os ramos da Justiça.



Além do quantitativo de processos já concluídos, os internautas também podem acompanhar a situação dos tribunais que têm pendências em relação à Meta 2. No link “Tribunais Pendentes”, no Processômetro, está a relação dos tribunais que não retificaram as informações passadas ao CNJ sobre os processos distribuídos até 2005 nem os dados sobre os processos da Meta 2. Pode ser acessado, ainda, o rol dos que não informaram os julgados em 2009 e o dos que ainda devem informações sobre alguns meses deste ano.



As modificações no Processômetro, dando destaque para a quantidade de processos julgados e aos tribunais com pendências, têm como objetivo mostrar o esforço que está sendo feito no cumprimento da Meta 2. E já está dando resultados. “Acrescentamos esses destaques há duas semanas, quando três tribunais não tinham corrigido as informações. Com a mudança, dois retificaram e restou apenas o Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas”, explica Paulo Cristóvão Filho, juiz auxiliar da Presidência do CNJ.



Pelo Processômetro, é possível ter acesso à evolução mensal dos processos pendentes, do acumulado desde janeiro e dos julgamentos realizados a cada mês. A consulta a esses dados pode ser feita por meio de gráficos de barras e de linhas. As informações são separadas por ramo da Justiça — superior, federal, estadual, trabalho, eleitoral e militar — e também por tribunal.

SIGA-NOS NO Google News