Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Processo seletivo do Vale Universidade oferecerá 550 vagas em MS

Correio do Estado - 17 de janeiro de 2018 - 11:40

Foi assinada nesta terça-feira (16) a autorização para processo seletivo do programa Vale Universidade 2018. Na edição de janeiro serão oferecidas 550 vagas, sendo 400 para Campo Grande e interior, além de 150 destinadas ao público indígena.

A cerimônia que oficializou a primeira edição de 2018 aconteceu na Governadoria, com a presença da governadora em exercício, Rose Modesto. "Fico muito feliz de participar e acompanhar um programa como este. Eu que recorri a uma bolsa de estudos para concluir minha graduação, entendo o quanto é importante ter esta oportunidade", observa.

Implantada em 2010, a iniciativa tem objetivo de oferecer ao acadêmico universitário de baixa renda bolsa que o ajude a custear sua formação profissional por meio da conclusão de uma graduação de nível superior.

"Temos convênios com todas insituições da rede particular e pública de ensino superior (IES) de Campo Grande, além de 34 unidades no interior do Estado. O custeio do programa é feito da seguinte forma: 70% do valor da mensalidade é custeado pelo governo do Estado, 20% pelas instituições e o aluno participa com 10% do valor", detalha a superintendente do programa Vale Universidade, Eliane Medeiro Alcarás.

O repasse feito às instituições de ensino funcionam da seguinte forma: o governo do Estado efetua pagamento de 70% da bolsa para instituições particulares de ensino, enquanto que nas públicas, este valor é revertido proporcionalmente como ajuda de custo para o acadêmico.

NOVIDADES 2018

Segundo a titular da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), Elisa Cleia Pinheiro Rodrigues Nobre, com o ofertamento de dois processos seletivos, o primeiro em janeiro e o segundo em julho, serão oferecidas quase 800 vagas no período de 2018.

"É uma oportunidade de oferecer aos bolsistas o contato com a teoria e prática nos cursos ofertados pelas instituições parceiras. O estudante sente mais segurança por ter condições de cursar o ensino superior sem acumular uma dívida futura, além da oportunidade de estagiar na administração pública estadual", pontua a secretária.

DETALHES DO PROGRAMA

Poderá se inscrever no programa o acadêmico que comprove renda individual igual ou inferior a R$ 1.448,00 e renda familiar mensal não superior a R$ 2.896,00 e que preencha os seguintes requisitos: estar matriculado em curso presencial de graduação autorizado pelo Ministério da Educação (MEC), nos termos da legislação vigente, mantido por instituição de ensino superior pública ou privada, sediada no Estado de Mato Grosso do Sul e conveniada ao Programa. Mais informações no link.

O delegado Márcio Custódio, da Delegacia Geral de Policia Civil (DGPC), representou os parceiros no evento e destacou o comprometimento dos órgãos estaduais em participar da iniciativa que prepara futuros profissionais em diferentes áreas de atuação.

"É um belo exemplo de inclusão social e transparência na utilização dos recursos públicos, além disso, auxilia as instituições que recebem os estagiários para entenderem o funcionamento da administração pública estadual", opina.

SIGA-NOS NO Google News