Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Procedimentos para instalação de hidrelétricas e PCHs no MS é aprovado

Campo Grande News - 02 de agosto de 2016 - 07:45

Foram aprovados nesta segunda-feira (1) os procedimentos que vão disciplinar a instalação de hidrelétricas e Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) em Mato Grosso do Sul. A aprovação ocorreu na 34ª reunião ordinária da CERH-MS (Conselho Estadual de Recursos Hídricos), realizado em Campo Grande.

O evento aconteceu no auditório do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e passou pelo crivo do conselho por unanimidade. Os temas tratados foram uso de água, forma de licenciamento e outorga para este uso.

"Tivemos uma discussão bastante intensa no Conselho sobre a necessidade de uma avaliação estratégica integrada dos recursos hídricos e não somente ambiental, para que a gente pudesse, no futuro, tomar decisões mais acertadas", explica o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruk, que preside o conselho.

Atualmente, Mato Grosso do Sul conta com 11 estudos em andamento para o enquadramento das 11 bacias hídricas existentes no Estado. O enquadramento é o mecanismo de controle que estabelece o nível de qualidade a ser alcançado ou mantido ao longo do tempo e um determinado corpo d’água.

"Em Janeiro pretendemos ter os estudos em mãos para que o conselho possa fazer o enquadramento definitivo dessas 11 bacias. Enquanto isso estamos fazendo avaliações de enquadramento transitórios", afirma Jaime Verruck.

SIGA-NOS NO Google News