Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Problema no sistema mostra nota zero na redação do Enem

29 de novembro de 2006 - 16:17

Um problema na consulta às notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2006 no site do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) provocou um erro e mostrou a nota zero na redação de alguns alunos de forma equivocada.

Segundo o Inep, no dia 17 de novembro, um banco de dados interno e ainda em testes foi disponibilizado acidentalmente para consulta externa, o que proporcionou aos estudantes verificarem suas notas do Exame antes da liberação oficial, que ocorreu no dia 18. Os zeros nas redações apareceram porque esse sistema ainda não tinha as notas de cerca de 10 mil participantes.

O Inep diz que as notas incompletas ficaram disponíveis por cerca de uma hora, quando foi corrigido o problema. Foi durante este período, segundo a instituição, que um número não contabilizado de estudantes consultou suas notas e percebeu o zero na redação. A instituição afirma também que as informações do boletim de desempenho impresso, que foi enviado pelo correio, estão corretas.

Avaliação
O Inep frisa que o erro momentâneo no site não abre precedentes para reavaliações de redações zeradas em função da própria correção, que é baseada nas cinco competências expressas nos postulados do Enem.

Cada competência foi avaliada por quatro critérios correspondentes aos conceitos insuficiente, regular, bom e excelente, convertidos, respectivamente, em níveis 1, 2, 3 e 4. Esses níveis serão representados por pontos, respectivamente, 2,5; 5,0; 7,5 e 10,0. A nota global da redação foi dada pela média aritmética simples das notas atribuídas a cada uma das cinco competências específicas da redação.

A redação que não atendeu à proposta solicitada (competência II: tema/tipo de texto dissertativo argumentativo) recebeu o conceito D (desconsiderada). A redação em branco receberá o conceito B (em branco) e a redação com impropérios, desenhos ou outras formas propositais de anulação, recebeu o conceito A (anulada).

Em todos esses casos será atribuída nota zero às redações, sendo que o zero das redações em branco (B) é o único excluído do cálculo da média da nota de redação dos participantes.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone do Fala Brasil, no número 0800-616161.

SIGA-NOS NO Google News