Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Prisão de ventre na gravidez

BabyCenter Brasil - 26 de janeiro de 2016 - 09:00

Ponto principal: a prisão de ventre é um problema comum na gestação, que afeta pelo menos metade das mulheres grávidas. Tome bastante água, faça exercícios físicos leves e coma muitas frutas, legumes e verduras.
Por que tanta prisão de ventre?

Os responsáveis são a pressão do útero sobre o reto e os hormônios da gravidez, que tornam mais lento o trânsito dos alimentos pelo seu trato digestivo. Suplementos vitamínicos que contenham ferro podem piorar ainda mais a situação.

A constipação normalmente é mais um inconveniente (bem chato) que um problema médico, mas, se ela persistir e estiver atrapalhando sua vida, converse com o ginecologista. Às vezes, a prisão de ventre pode causar hemorróidas, que podem ser muito doloridas.

O que posso fazer para melhorar?

Pergunte ao seu médico se ele acha que vale a pena tentar trocar o tipo de suplemento vitamínico, se você está tomando um. E não tome nenhum tipo de laxante sem falar com ele.

Hoje existem produtos ricos em fibras solúveis, converse com o obstetra sobre a utilização deles. E não deixe de prestar atenção na sua alimentação e na quantidade de líquidos que bebe, além de fazer força para praticar alguma atividade física, apesar do cansaço.

Coma alimentos ricos em fibra, como cereais, pães integrais e frutas, todos os dias.

Tome muito líquido -- água ou sucos --, cerca de oito copos por dia. Ameixa preta pura ou misturada numa vitamina de mamão pode ajudar.

Exercite-se! Caminhar, nadar, fazer hidroginástica ou ioga ajudam a combater a prisão de ventre, além de aumentar sua disposição.

A prisão de ventre pode virar uma coisa grave?

Na verdade a constipação é acima de tudo um incômodo, mas, se ela persistir, converse com o médico. Uma das consequências desagradáveis pode ser o surgimento de hemorróidas, que doem bastante. Mas tanto as hemorróidas quanto a prisão de ventre em si normalmente melhoram quando o bebê nasce.

SIGA-NOS NO Google News