Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Principais acidentes envolvem embalagens de lata

Inmetro - 05 de abril de 2015 - 13:00

Segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Nacional de Metrologia, em seguida, vêm problemas com fogões e escadas domésticas.

Os principais acidentes de consumo sofridos pelos brasileiros envolvem embalagens de lata (14,6%), fogões (11,5%) e escadas domésticas (3,8%), segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Nacional de Metrologia na quarta-feira (1º).

“Ainda que os dados encontrados reflitam os números do Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidente de Consumo (Sinmac), eles representam uma realidade que vamos acompanhar de perto, por meio de pesquisas pontuais, como forma de avaliarmos ações de melhoria mais rapidamente", disse Paulo Coscarelli, assistente da Diretoria de Avaliação da Conformidade.

Além disso, quando classificados por Grupos de Produtos, eletrodomésticos, com 23,8%, despontam como o que apresentam maior risco à saúde e à segurança do consumidor, ficando embalagens em segundo (19,2%) e Utensílio doméstico, com 13,1% em terceiro.

"A criação e aperfeiçoamento de regulamentos técnicos, a realização de campanhas de conscientização e interações com o setor produtivo com o objetivo tornar os produtos mais seguros e competitivos são algumas destas ações”, relatou Coscarelli.

Segundo a Pesquisa Nacional, do total de acidentes registrados pela Pesquisa, 27,7% deles levaram as vítimas a procurar atendimento médico, e 16,2% dos consumidores tiveram de se ausentar no trabalho. Das lesões relatadas, as principais foram cortes (33,5%) e queimaduras (19,6%).

"A exemplo do que já existe em países como os EUA, o grande desafio do Brasil é ser capaz de quantificar o impacto dos acidentes de consumo no sistema de Saúde.

Naquele país são gastos, anualmente, cerca de US$ 1 trilhão com o tratamento de vítimas de acidentes de consumo, o que corresponde, aproximadamente, a metade do PIB do Brasil. O Sinmac pode dar uma grande contribuição", complementa Coscarelli.

Pesquisa
Coordenada pelo Inmetro, a pesquisa foi realizada entre os dias 28 de dezembro de 2014 e 28 de janeiro de 2015, com objetivo de identificar, junto à população, os produtos e serviços que oferecem mais risco à saúde e à segurança dos consumidores.

A Pesquisa do Inmetro sobre Acidentes de Consumo integra a ação de aprimoramento do Sinmac. Um acidente de consumo ocorre quando um produto ou serviço prestado provoca dano ao consumidor, mesmo quando utilizado ou manuseado de acordo com as instruções de uso fornecidas pelo fornecedor. Relate o seu acidente no Sinmac.

Sinmac
O Inmetro monitora os acidentes de consumo desde 2006 em um banco de dados, por meio dos relatos de consumidores no site institucional.

O Sinmac disponibiliza relatórios e dados estatísticos de acidentes de consumo registrados no país, com detalhes sobre os acidentes, como filtros por tipo e classe de produto e estado.

Atualmente, eletrodomésticos, utensílios domésticos, produtos infantis e embalagens lideram o ranking de acidentes de consumo.

Operação Páscoa
Durante a Operação Páscoa, realizada pelo Inmetro, 0,3% dos produtos vistoriados estavam fora do padrão.

Entre os dias 16 e 20 de março, agentes fiscalizadores dos Institutos de Pesos e Medidas Estaduais (órgãos delegados do Inmetro), realizaram 733 ações de inspeção, em todo o território nacional, que resultaram na fiscalização de 125mil 251 produtos e, deste total, apenas 381 estavam irregulares.

A Operação Páscoa fiscalizou pontos de venda de todo o Brasil que comercializavam ovos de chocolate que continham brindes.

No período, foram inspecionadas as características construtivas (partes cortantes e pontas perfurantes), o nível de inflamabilidade, o índice de toxicidade do material e das tintas usadas na fabricação dos brinquedos.

De acordo com o diretor de Avaliação da Conformidade, Alfredo Lobo, é preciso verificar se a embalagem do produto, que contém o brinquedo ofertado, apresenta os seguintes dizeres: “ATENÇÃO: Contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade”.

Os consumidores podem apresentar denúncias por meio da Ouvidoria do Inmetro pelo telefone 0800-285-1818 ou pelo e-mail: [email protected].

Cuidados que o consumidor deverá ter antes de adquirir o produto:
Veja se a embalagem contém uma frase que contemple, conforme for o caso, a restrição de faixa etária do brinquedo ou uma frase que explicite que o brinquedo não apresenta restrição de faixa etária; Comprar ovos de chocolates apenas em pontos de venda legalmente estabelecidos;

Seja especialmente cuidadoso ao escolher brinquedos para menores de três anos e nunca dê um brinquedo com restrição de faixa etária a uma criança até essa idade.

Além disso, antes de oferecer o brinquedo, verifique suas condições e, em caso de dúvida, não permita que a criança utilize o produto;

Tenha cuidado com as embalagens, pois podem ser tão perigosas quanto um produto inadequado;

Tiras, barbantes, grampos, sacos plásticos, cordões ou arames, normalmente usados em embalagens, podem causar danos físicos em crianças pequenas;

Brinquedos com correntes, tiras e cordas com mais de 15 cm devem ser evitados para reduzir o risco de estrangulamento. (Inmetro)

SIGA-NOS NO Google News