Cassilândia, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

17/09/2004 08:26

Primeiros japoneses chegaram no Porto de Santos

Liésio Pereira /ABr

Os primeiros 781 imigrantes japoneses chegaram ao Brasil no navio Kasato-maru, no dia 18 de junho de 1908 e desembarcaram no Porto de Santos, no litoral paulista. Dali, eles partiam para trabalhar em fazendas. Até a Segunda Guerra Mundial, 197 mil japoneses já viviam no país, principalmente em São Paulo e no Paraná.

“Podemos dizer que o início mesmo da vinda mais numerosa dos imigrantes japoneses é a partir das décadas de 30 e 40 e o volume maior é a partir da década de 50 na cidade de São Paulo”, explicou a antropóloga Célia Sakurai, uma das maiores pesquisadoras da imigração, pouco antes das comemorações pelos 450 anos de São Paulo.

Os anos 50 a que ela se refere marcaram uma mudança na mentalidade dos imigrantes e descendentes. Antes da derrota do Japão na Segunda Guerra Mundial, o maior sonho de grande parte da comunidade era retornar à pátria de origem. Eles procuravam firmemente manter suas tradições, estudando em escolas próprias e se comunicando em seu idioma de origem. Após o conflito, optaram por se assumirem como brasileiros e procuraram ascender socialmente no país.

A partir de então, a perda das tradições japonesas ao longo do tempo foi inevitável, um movimento natural. “Os descendentes de terceira e quarta geração pouco conhecem a língua japonesa e pouco conhecem essas tradições”, explicou a antropóloga.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
06:50
Loterias
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)