Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Primeiro vestibular para surdos tem inscrições abertas

Milena Assis/ABr - 29 de janeiro de 2006 - 09:23

O primeiro vestibular para surdos ou para pessoas que conhecem a Língua Brasileira de Sinais (Libras) está com as inscrições abertas até o dia 2 de fevereiro, no Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), vinculado ao Ministério da Educação. Serão oferecidos cursos de informática, de intérprete em Libras e o curso normal superior de Libras e letras.

O vestibular será dividido em duas etapas. Na primeira haverá provas objetivas das disciplinas de um vestibular comum, como português, matemática e a redação. Os 180 primeiros classificados serão chamados para a segunda fase, que é a prova de Libras. A expectativa é de que a faculdade abra também cursos de pós-graduação futuramente.

Segundo a diretora-geral do Instituto, Stny Basílio, a idéia de criar uma faculdade para pessoas que não escutam é um sonho antigo de toda a comunidade. "O surdo sempre teve muita dificuldade no acesso a instituições de ensino superior por ter características lingüísticas diferentes. Quando passava no vestibular, não permanecia porque os professores não estavam preparados para ensinar à pessoa surda".

A diretora lembra que todos os deficientes como qualquer outra pessoa podem prestar vestibular. Para ela, a formação de professores especializados na Linguagem Brasileira de Sinais vai aumentar o número de surdos preparados para o mercado de trabalho.

A intenção, segundo ela, é pro em prática uma política efetiva de inclusão, garantir que o surdo vá a escola e aprenda. "Só vamos conseguir a inserção preparando os profissionais, os professores que atuam na educação e em vários cursos que a faculdade terá". Para ela, esse é o meio mais eficaz de permitir que o deficiente auditivo entre no mercado de trabalho e exerça a cidadania, como qualquer brasileiro.

SIGA-NOS NO Google News