Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

29/01/2006 09:23

Primeiro vestibular para surdos tem inscrições abertas

Milena Assis/ABr

O primeiro vestibular para surdos ou para pessoas que conhecem a Língua Brasileira de Sinais (Libras) está com as inscrições abertas até o dia 2 de fevereiro, no Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), vinculado ao Ministério da Educação. Serão oferecidos cursos de informática, de intérprete em Libras e o curso normal superior de Libras e letras.

O vestibular será dividido em duas etapas. Na primeira haverá provas objetivas das disciplinas de um vestibular comum, como português, matemática e a redação. Os 180 primeiros classificados serão chamados para a segunda fase, que é a prova de Libras. A expectativa é de que a faculdade abra também cursos de pós-graduação futuramente.

Segundo a diretora-geral do Instituto, Stny Basílio, a idéia de criar uma faculdade para pessoas que não escutam é um sonho antigo de toda a comunidade. "O surdo sempre teve muita dificuldade no acesso a instituições de ensino superior por ter características lingüísticas diferentes. Quando passava no vestibular, não permanecia porque os professores não estavam preparados para ensinar à pessoa surda".

A diretora lembra que todos os deficientes como qualquer outra pessoa podem prestar vestibular. Para ela, a formação de professores especializados na Linguagem Brasileira de Sinais vai aumentar o número de surdos preparados para o mercado de trabalho.

A intenção, segundo ela, é pro em prática uma política efetiva de inclusão, garantir que o surdo vá a escola e aprenda. "Só vamos conseguir a inserção preparando os profissionais, os professores que atuam na educação e em vários cursos que a faculdade terá". Para ela, esse é o meio mais eficaz de permitir que o deficiente auditivo entre no mercado de trabalho e exerça a cidadania, como qualquer brasileiro.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)