Cassilândia, Quinta-feira, 24 de Maio de 2018

Últimas Notícias

27/08/2008 08:30

Primeiro ovário artificial é desenvolvido no Ceará


Fecundação in vitro é a técnica que permite fecundar um óvulo fora do organismo materno. Extremamente difundida na medicina humana e veterinária, esta técnica retira o óvulo, em geral já maduro, do ovário. Na busca do melhor aproveitamento dos óvulos e no bem-estar animal, um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará (UECE), com apoio do CNPq, está desenvolvendo o ovário artificial: uma técnica que oferece aos óvulos condições favoráveis de crescerem, amadurecerem e ovularem fora do ovário, ou seja, in vitro, até ficarem prontos para a fecundação.

"O ovário é repleto de óvulos que normalmente in vivo, dentro do animal, sofrem uma eliminação de 99,9%. Esta perda é muito grande. Com a técnica do ovário, fazemos o desenvolvimento artificial deles in vitro. Se tivermos 10% de eficiência, teremos o potencial de produzir 6 mil bezerros por animal, por ovário", explica o coordenador do projeto, o veterinário José Ricardo de Figueiredo, da UECE.

A técnica do ovário artificial desenvolvida pelos pesquisadores ainda se encontra em fase de testes, mas já demonstra ter potencial de aplicação para a indústria farmacêutica, permitindo a realização de testes in vitro da ação de fármacos sobre folículos, antes de empregar em experimentos envolvendo animais ou seres humanos. Há também a utilização na formação de bancos genéticos para animais em extinção e para tratamentos de infertilidade na reprodução humana, possibilitando uma alternativa aos métodos atuais de produção de embriões in vitro, que utilizam procedimentos como a superovulação ou a punção e geram desconforto para a mulher, além de custos elevados.

"Para o bem-estar animal, por se tratar de um modelo exclusivamente in vitro, reduzirá o estresse sofrido com os procedimentos atuais de superovulação, colheita de embriões e punção. É uma alternativa ao uso de animais em experimentos", explica o médico veterinário José Ricardo.

Rede

Para promover o desenvolvimento da biotécnica do ovário artificial e da produção de embriões in vitro, os pesquisadores criaram a Rede de Pesquisa MOIFOPA-PIV Brasil. "O objetivo é fazer um levantamento da infra-estrutura dos laboratórios envolvidos para otimizar a utilização da capacidade instalada de pesquisa, realizando intercâmbio de estudantes, técnicos e pesquisadores, a criação de projetos interinstitucionais, além de evitar a duplicidade de estudos, fazer a padronização das condições de pesquisas, como o meio de cultivo de base comum aos laboratórios, e integrar os grupos", explica o coordenador José Ricardo.


Difusão

Para promover a difusão de tecnologia, os coordenadores da Rede MOIFOPA-PIV estão lançando a segunda edição do livro Biotécnicas Aplicadas à Reprodução Animal. Organizado pelos professores José Ricardo de Figueiredo (UECE), Paulo Bayard Dias Gonçalves, da Universidade Federal de Santa Maria (RS), e Vicente José de Figueiredo Freitas, da UECE, o livro contou com a colaboração de 61 autores e co-autores nos diferentes capítulos.



Assessoria de Comunicação do CNPq

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 23 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Terça, 22 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Segunda, 21 de Maio de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)