Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Primeiro ouro para o Brasil no pentlato moderno

COB - 23 de julho de 2007 - 19:41

Desde 2005, quando foi a primeira brasileira a disputar uma final de uma Copa do Mundo de Pentatlo, a pernambucana Yane Marques confirma, a cada torneio, o seu talento em superar obstáculos. Nesta segunda-feira (dia 23), no Complexo Esportivo de Deodoro, ela incluiu novas marcas na carreira: conquistou a primeira medalha de ouro na categoria individual feminino numa edição dos Jogos Pan-americanos, além de garantir o Brasil nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008.

Yane faz questão de destacar o trabalho do francês Sebastien Nicolas, que há quatro meses trabalha com a equipe brasileira. “Os 1.216 pontos obtidos na esgrima foram conseqüência dessa fase de treinamento, pois levei apenas dois toques da minha adversária”, disse.

Na primeira prova do dia – o tiro de pistola de ar a 10 metros –, Yane apontou o nervosismo como o motivo de não ter conseguido uma classificação melhor, ficando em quarto lugar com a pontuação de 1.024. A reação começou com a esgrima e continuou nos 200m livre da natação, com a marca de 2m14s72, baixando em um segundo o seu melhor tempo. Quando montou o cavalo Dragão para os saltos sobre obstáculos, seu nome já era o primeiro da tabela.

Os 1.032 pontos somados pelo conjunto brasileiro no hipismo garantiram a liderança e a tranqüilidade para Yane confirmar a medalha na última prova do dia. A vantagem no placar fez a atleta brasileira largar 1m24 à frente da segunda colocada, a canadense Monica Pinette. Apesar de ter feito apenas o décimo tempo entre as competidoras, ela gostou da marca de 11m43s01 na corrida de 3.000 metros.

“As instalações do Complexo Esportivo de Deodoro são perfeitas para o pentatlo”, elogiou a campeã, que dedicou o título à mãe, Maria Goretti, e às mais de 250 pessoas que viajaram de Pernambuco e da Paraíba para torcer por Yane e Larissa Lellys. “Agora, é hora de comemorar e descansar. Nos próximos meses, vou iniciar os treinos de preparação para os Jogos Olímpicos de Pequim 2008 para brigar por um lugar no pódio”, disse a pernambucana de 23 anos, que pretende folgar até sexta-feira (dia 27) e faz questão de desfilar com a Delegação Brasileira na Cerimônia de Encerramento do Rio 2007, no Maracanã, neste domingo (dia 29).

SIGA-NOS NO Google News