Cassilândia, Sexta-feira, 18 de Agosto de 2017

Últimas Notícias

22/04/2009 07:53

Primeiro óleo do pré-sal jorrou no Parque das Baleias,

Nielmar de Oliveira , Agência Brasil

Rio de Janeiro - O primeiro óleo abaixo da camada do sal foi produzido no dia 2 de setembro do ano passado no campo de Jubarte, na Bacia de Campos, litoral sul do Espírito Santo. A exploração ocorreu no poço 1-ESS-103, interligado à FPSO Juscelino Kubitschek (P-34), e exigiu investimentos de cerca de R$ 50 milhões.

A produção teve início também na presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com um Teste de Longa Duração (TLD), que está servindo de parâmetro para que a Petrobras observe o comportamento do óleo do pré-sal, tanto no reservatório quanto na planta de processo da plataforma.

A P-34 já produzia petróleo no campode Jubarte desde dezembro de 2006, mas em um reservatório localizado acima da camada de sal.

A antecipação da produção da camada pré-sal no Espírito Santo foi possível porque a plataforma estava situada a apenas 2,5 quilômetros do poço exploratório, abaixo do Campo de Jubarte, em lâmina d'água de 1.375 metros.

O poço de Jubarte está localizado a 70 quilômetros da costa do Espírito Santo, com o óleo sendo extraído a 4.700 metros de lâmina d’água (distância da superfície até o reservatório), tendo, para isso, que ultrapassar uma camada de 200 metros de sal. No caso de Tupi, o reservatório está a mais de 6 mil metros de profundidade e a camada de sal chega a cerca de 2 mil metros.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 18 de Agosto de 2017
Quinta, 17 de Agosto de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)