Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

22/04/2009 07:53

Primeiro óleo do pré-sal jorrou no Parque das Baleias,

Nielmar de Oliveira , Agência Brasil

Rio de Janeiro - O primeiro óleo abaixo da camada do sal foi produzido no dia 2 de setembro do ano passado no campo de Jubarte, na Bacia de Campos, litoral sul do Espírito Santo. A exploração ocorreu no poço 1-ESS-103, interligado à FPSO Juscelino Kubitschek (P-34), e exigiu investimentos de cerca de R$ 50 milhões.

A produção teve início também na presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com um Teste de Longa Duração (TLD), que está servindo de parâmetro para que a Petrobras observe o comportamento do óleo do pré-sal, tanto no reservatório quanto na planta de processo da plataforma.

A P-34 já produzia petróleo no campode Jubarte desde dezembro de 2006, mas em um reservatório localizado acima da camada de sal.

A antecipação da produção da camada pré-sal no Espírito Santo foi possível porque a plataforma estava situada a apenas 2,5 quilômetros do poço exploratório, abaixo do Campo de Jubarte, em lâmina d'água de 1.375 metros.

O poço de Jubarte está localizado a 70 quilômetros da costa do Espírito Santo, com o óleo sendo extraído a 4.700 metros de lâmina d’água (distância da superfície até o reservatório), tendo, para isso, que ultrapassar uma camada de 200 metros de sal. No caso de Tupi, o reservatório está a mais de 6 mil metros de profundidade e a camada de sal chega a cerca de 2 mil metros.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)