Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Primeiro caso suspeito de coronavírus em MS, jovem ficou 14 dias na Tailândia

Silvia Frias, Campo Grande News - 26 de fevereiro de 2020 - 14:45

O jovem de 24 anos, brasileiro, que está internado em Ponta Porã como caso suspeito de coronavírus, permaneceu 14 dias na Tailândia, no sudeste asiático, passando pela China, em Pequim, na ida e no voo de conexão de volta, pela Alemanha.


Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde informou que foi notificada do caso na terça-feira (25), por meio do CIEVS (Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde) e reportou ao Ministério da Saúde.

De acordo com a secretaria, o homem desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos e seguiu de carro até Ponta Porã (MS).

Ele foi atendido no Hospital Regional de Ponta Porã apresentando febre, coriza e dor de garganta. Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e protocolo estabelecido a partir disso pela Secretaria Estadual de Saúde, ele está internado no isolamento da unidade com sintomas leves.

Amostras foram coletadas para análise laboratorial para novo coronavírus, Influenza e outros vírus respiratórios. O paciente segue sendo avaliado pela equipe médica para confirmação ou descarte do caso. Segundo a assessoria, o paciente encontra-se estável, sem sinais de agravamento.

Em janeiro, a Santa Casa de Campo Grande também apurou “caso provável” de jovem de 21 anos, classificação que não chegou a ser reportada ao Ministério da Saúde, anterior ao suspeito.

Desde aquele período, foi criado o COE (Centro de Operações de Emergência) com o objetivo de auxiliar na definição de diretrizes estaduais para vigilância, prevenção e controle, bem como o acompanhamento e avaliação das ações desenvolvidas pelo governo do Estado.

Também foi elaborada nota técnica sobre as ações a serem adotadas em caso de surgimento de pessoas com os sintomas da doença e de como proceder com a coleta de amostras para exames. A nota foi enviada aos profissionais de saúde dos 79 municípios e também a todos os serviços de saúde públicos e privados.

SIGA-NOS NO Google News