Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Primeiras migrações de emissoras AM para FM vão acontecer até abril

Agência do Rádio - 07 de janeiro de 2016 - 07:47

As primeiras migrações de emissoras de rádio AM para rádio FM devem acontecer até o mês de abril deste ano. A informação foi divulgada nesta, quarta-feira, pelo ministro das Comunicações, André Figueiredo. Em todo o país, existem, atualmente, mais de mil e setecentas emissoras AM, sendo que mais de mil e trezentas já pediram para mudar para a faixa FM. Neste ano, 948 rádios vão poder fazer a migração. As outras emissoras vão ter de aguardar a liberação do espaço, que deve acontecer com a completa digitalização da televisão no país.

A mudança de faixa não é obrigatória e as emissoras de rádio AM que decidirem migrar para FM vão ter o direito de transmitir simultaneamente no canal antigo e na nova freqüência por um período de até cinco anos. O ministro André Figueiredo, afirma que o maior beneficiado das mudanças vai ser o ouvinte, já que a FM proporciona maior qualidade de transmissão de voz.

“É, com certeza, um grande benefício para a população. Principalmente nas grandes cidades, onde temos a interferência das grandes construções. Nós esperamos que, no primeiro quadrimestre, vou colocar o prazo de abril, já tenhamos as primeiras emissoras com toda a documentação e o laudo técnico concluído e a gente faça as primeiras migrações de AM/FM no nosso país.”

Para realizar as mudanças, as emissoras vão ter de trocar todos os equipamentos, o que inclui transmissores, antenas e dispositivos auxiliares. O coordenador geral de radiodifusão comercial do ministério das Comunicações, João Paulo Andrade, explica que os equipamentos da rádio FM não são melhores que os de rádio AM, mas sim, a faixa de freqüência de cada uma.

“A tecnologia de FM é bem diferente da tecnologia AM. Então, em alguns casos, haverá necessidade da adaptação de estúdios, para que a modulação seja feita de forma adequada. Não será em todos os casos, mas em boa parte. Cada entidade vai buscar essa adaptação, cada rádio vai promover a sua troca de equipamentos e fazer sua avaliação de investimentos. Essa migração, inclusive, não é obrigatória. Muitas entidades vão permanecer no AM, principalmente no serviço regional, em que o alcance continua sendo interessante a essa entidade, porque ela consegue manter uma qualidade de transmissão.”

 Para mudar de faixa, as rádios vão ter de arcar com os custos relativos à diferença entre as outorgas de AM e de FM. Além disso, vai ser necessário adquirir equipamentos para a transmissão do novo sinal. Os valores que cada emissora vai precisar pagar para fazer a mudança vão de 8 mil e 400 Reais, para rádios menores, e até 4 milhões e 400 mil reais para as rádios mais potentes.

Com informações da Empresa Brasil de Comunicação, reportagem, João Paulo Machado

SIGA-NOS NO Google News