Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

07/01/2016 07:47

Primeiras migrações de emissoras AM para FM vão acontecer até abril

Agência do Rádio

As primeiras migrações de emissoras de rádio AM para rádio FM devem acontecer até o mês de abril deste ano. A informação foi divulgada nesta, quarta-feira, pelo ministro das Comunicações, André Figueiredo. Em todo o país, existem, atualmente, mais de mil e setecentas emissoras AM, sendo que mais de mil e trezentas já pediram para mudar para a faixa FM. Neste ano, 948 rádios vão poder fazer a migração. As outras emissoras vão ter de aguardar a liberação do espaço, que deve acontecer com a completa digitalização da televisão no país.

A mudança de faixa não é obrigatória e as emissoras de rádio AM que decidirem migrar para FM vão ter o direito de transmitir simultaneamente no canal antigo e na nova freqüência por um período de até cinco anos. O ministro André Figueiredo, afirma que o maior beneficiado das mudanças vai ser o ouvinte, já que a FM proporciona maior qualidade de transmissão de voz.

“É, com certeza, um grande benefício para a população. Principalmente nas grandes cidades, onde temos a interferência das grandes construções. Nós esperamos que, no primeiro quadrimestre, vou colocar o prazo de abril, já tenhamos as primeiras emissoras com toda a documentação e o laudo técnico concluído e a gente faça as primeiras migrações de AM/FM no nosso país.”

Para realizar as mudanças, as emissoras vão ter de trocar todos os equipamentos, o que inclui transmissores, antenas e dispositivos auxiliares. O coordenador geral de radiodifusão comercial do ministério das Comunicações, João Paulo Andrade, explica que os equipamentos da rádio FM não são melhores que os de rádio AM, mas sim, a faixa de freqüência de cada uma.

“A tecnologia de FM é bem diferente da tecnologia AM. Então, em alguns casos, haverá necessidade da adaptação de estúdios, para que a modulação seja feita de forma adequada. Não será em todos os casos, mas em boa parte. Cada entidade vai buscar essa adaptação, cada rádio vai promover a sua troca de equipamentos e fazer sua avaliação de investimentos. Essa migração, inclusive, não é obrigatória. Muitas entidades vão permanecer no AM, principalmente no serviço regional, em que o alcance continua sendo interessante a essa entidade, porque ela consegue manter uma qualidade de transmissão.”

 Para mudar de faixa, as rádios vão ter de arcar com os custos relativos à diferença entre as outorgas de AM e de FM. Além disso, vai ser necessário adquirir equipamentos para a transmissão do novo sinal. Os valores que cada emissora vai precisar pagar para fazer a mudança vão de 8 mil e 400 Reais, para rádios menores, e até 4 milhões e 400 mil reais para as rádios mais potentes.

Com informações da Empresa Brasil de Comunicação, reportagem, João Paulo Machado

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)