Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Primeira igreja construída em Brasília faz 50 anos

Lourenço Canuto/ABr - 28 de junho de 2008 - 16:28

Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr
Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr

Brasília - A Igreja de Nossa Senhora de Fátima, primeiro templo construído em alvenaria na nova capital, comemorou hoje (27) com festa seus 50 anos. Para marcar a data, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) lançou selo e carimbo comemorativos e colocará à venda 17 mil unidades de selos com a imagem do templo, que os brasilienses chamam de Igrejinha. A renda será aplicada em obras de melhoria no templo.

Com projeto do arquiteto Oscar Niemeyer, azulejos do artista plástico Athos Bulcão e projeto paisagístico de Burle Marx, em 1987, a Igrejinha, que comportada apenas 60 pessoas, foi tombada pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) como patrimônio cultural. Existe um projeto de ampliação do tempo, com a construção de espaço subterrâneo de 350 metros para melhor acomodar visitantes.

Em discurso, o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, destacou a presença de pioneiros da construção de Brasília na festa. Um deles, o médico Ernesto Silva, integrou em 1954 a comissão que veio à região onde seria implantada a capital do país, para fazer demarcação da área onde seria construída a nova cidade.

Arruda lembrou que, em 1958, Ernesto Silva recebeu o fundador de Brasília, o presidente Juscelino Kubitschek, quando ele chegou à cidade de avião, em pista improvisada, pela primeira vez. O governador disse que tem interesse em preservar ao máximo a originalidade do Plano Piloto – área onde está situada a Igrejinha.

SIGA-NOS NO Google News