Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Primeira Eucaristia na Paróquia São José em Cassilândia - MS.

Padre Antonio Maurílio - 15 de dezembro de 2013 - 07:59

Depois de dois anos de intensa preparação com os encontros de catequese, crianças da Matriz de São José, Capelas São Joaquim e do Senhor Bom Jesus, 139 crianças, adolescentes das três comunidades que integram a Paróquia de São José, participaram da primeira Eucaristia ontem (14 de dezembro de 2013), com missa presidida pelo Padre Antônio Maurílio de Freitas, pároco da Paróquia São José e vigário Forâneo da Forania de Paranaíba, diocese de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul.

A Eucaristia faz parte do chamado tripé dos sacramentos de iniciação cristã, juntamente com o Batismo e o Crisma. Durante a preparação as crianças participam de encontros semanais onde conhecem sobre a doutrina católica, com base no Catecismo e nos ensinamentos bíblicos. Para a formação, a Paróquia de São José conta atualmente com 18 catequistas que para desempenhar essa importante função na Igreja participam de momentos de formação, didática e espiritualidade.
A primeira Eucaristia ainda hoje é tida como um momento bastante marcante nas etapas da formação do cristão, pois oferece a oportunidade de participar da comunhão durante a missa, recebendo o Corpo de cristo, sinal de integração mais efetiva e concreta na vida da Igreja, já que a missa é o momento em que celebramos os mistérios de Cristo e a sua Igreja.
Antes da Primeira Eucaristia, no entanto, as crianças recebem outro sacramento, dos sete que fazem parte da doutrina Católica, a Confissão, que serve como preparação para que o cristão receba de forma mais condigna a Eucaristia. É o momento da reconciliação com Deus, quando nos dignificamos para poder participar do grande banquete que nos é oferecido na missa, quando nos tornamos em Cristo um único corpo e para isso é preciso estar preparado e com a consciência tranqüila.
A confissão das crianças foi realizada na semana passada, a maioria dos catequizandos foram atendidos pelo padre Júlio César Vieira da diocese de Caratinga, MG e os demais pelo pároco Padre Maurílio. Ontem, todos os Catequizandos da primeira eucaristia reuniram na Matris de São José para os ensaios da missa e as últimas instruções.
O nosso muito obrigado a todos e de uma forma especial às catequistas pelo empenho.

Pe.Antônio Maurílio de Freitas - Pároco

SIGA-NOS NO Google News