Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Primeira etapa da vacinação contra a pólio será dia 16

08 de junho de 2007 - 16:21

O Ministério da Saúde, em parceria com todas as secretarias de Saúde estaduais e municipais, realiza no próximo 16 de junho a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite de 2007. A meta deste ano é imunizar cerca de 16,3 milhões de crianças menores de cinco anos, o que corresponde a 95% da população do país nesta faixa etária.



Em Mato Grosso do Sul, segundo a gerente técnica da Coordenadoria de Imunização da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Kátia Mougenot, a meta mínima é vacinar 212.313 crianças, ou seja, 95% da população total com menos de cinco anos de idade, que corresponde a 223.487. Este é o 27º ano de campanha nacional. A estratégia de aplicar a Vacina Oral contra a Poliomielite (VOP) em massa foi adotada em 1980, quando foi realizado pela primeira vez o Dia Nacional de Vacinação contra a Poliomielite.



Em 1994, o Brasil e outros países da América receberam o certificado de área livre da circulação do vírus Pólio Selvagem. Kátia explica que embora o último caso da doença tenha ocorrido em 1989, no Estado da Paraíba, para manter a certificação não basta fazer a vacinação de rotina, é necessário manter as campanhas: “as medidas de controle para evitar a reintrodução do vírus da poliomelite são a realização dessas mobilizações, a vacinação de rotina e de casa em casa, em algumas situações”.



A poliomelite é uma doença viral transmitida por via oral ou fecal por três tipos de vírus. Os principais sintomas são febre, mal-estar, dor-de-cabeça e em alguns casos paralisia flácida (incapacidade de mexer os membros). Para esta doença não existe tratamento, apenas a vacina garante a imunização. Em 1988, 125 países do mundo tinham a circulação da doença. Dados de 2006 revelam que, na atualidade, Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão são países onde a doença ainda é endêmica (existe circulação do vírus), sendo que na Nigéria concentram-se 40% dos casos identificados em todo o mundo.



Campanha



Para o Estado foram disponibilizadas pelo Ministério da Saúde 340 mil doses da vacina, já distribuídas aos municípios sul-mato-grossenses. No dia da campanha vão funcionar 1500 postos fixos e volantes e, para fornecer apoio logístico, estarão disponíveis 850 veículos e uma embarcação fluvial da Marinha do Brasil para atender as áreas ribeirinhas. No total, cinco mil pessoas, entre funcionários e voluntários, vão estar envolvidas na campanha. A segunda etapa da vacinação será no dia 25 de agosto.



Keyla Tormena - Portal do Governo

SIGA-NOS NO Google News