Cassilândia, Domingo, 27 de Maio de 2018

Últimas Notícias

08/06/2007 16:21

Primeira etapa da vacinação contra a pólio será dia 16

O Ministério da Saúde, em parceria com todas as secretarias de Saúde estaduais e municipais, realiza no próximo 16 de junho a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite de 2007. A meta deste ano é imunizar cerca de 16,3 milhões de crianças menores de cinco anos, o que corresponde a 95% da população do país nesta faixa etária.



Em Mato Grosso do Sul, segundo a gerente técnica da Coordenadoria de Imunização da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Kátia Mougenot, a meta mínima é vacinar 212.313 crianças, ou seja, 95% da população total com menos de cinco anos de idade, que corresponde a 223.487. Este é o 27º ano de campanha nacional. A estratégia de aplicar a Vacina Oral contra a Poliomielite (VOP) em massa foi adotada em 1980, quando foi realizado pela primeira vez o Dia Nacional de Vacinação contra a Poliomielite.



Em 1994, o Brasil e outros países da América receberam o certificado de área livre da circulação do vírus Pólio Selvagem. Kátia explica que embora o último caso da doença tenha ocorrido em 1989, no Estado da Paraíba, para manter a certificação não basta fazer a vacinação de rotina, é necessário manter as campanhas: “as medidas de controle para evitar a reintrodução do vírus da poliomelite são a realização dessas mobilizações, a vacinação de rotina e de casa em casa, em algumas situações”.



A poliomelite é uma doença viral transmitida por via oral ou fecal por três tipos de vírus. Os principais sintomas são febre, mal-estar, dor-de-cabeça e em alguns casos paralisia flácida (incapacidade de mexer os membros). Para esta doença não existe tratamento, apenas a vacina garante a imunização. Em 1988, 125 países do mundo tinham a circulação da doença. Dados de 2006 revelam que, na atualidade, Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão são países onde a doença ainda é endêmica (existe circulação do vírus), sendo que na Nigéria concentram-se 40% dos casos identificados em todo o mundo.



Campanha



Para o Estado foram disponibilizadas pelo Ministério da Saúde 340 mil doses da vacina, já distribuídas aos municípios sul-mato-grossenses. No dia da campanha vão funcionar 1500 postos fixos e volantes e, para fornecer apoio logístico, estarão disponíveis 850 veículos e uma embarcação fluvial da Marinha do Brasil para atender as áreas ribeirinhas. No total, cinco mil pessoas, entre funcionários e voluntários, vão estar envolvidas na campanha. A segunda etapa da vacinação será no dia 25 de agosto.



Keyla Tormena - Portal do Governo

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 27 de Maio de 2018
Sábado, 26 de Maio de 2018
14:57
Cassilândia
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)