Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

23/09/2011 10:13

Primavera marca aumento de chuva no Centro-Oeste e Sudeste do país

Paula Laboissière, Agência Brasil

Brasília - Poucos minutos depois das 6h de hoje (23) começou a primavera – período do ano que marca a transição de uma estação seca e fria para uma mais quente e úmida. A fase de chuvas, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), se intensifica a partir da segunda quinzena de outubro, sobretudo na faixa central do país.

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) informou que as chuvas devem ser mais intensas e frequentes nas regiões Centro-Oeste e Sudeste. Durante a primavera, começam as pancadas de chuva no final da tarde ou à noite, em razão do aumento do calor e da umidade. Em algumas ocasiões, podem ocorrer raios, ventos fortes e queda de granizo.

A Região Sul deve registrar poucas alterações nos totais mensais de chuva, pois a incidência deverá ser uniforme ao longo de todo o ano. Entretanto, a ocorrência de raios e de grandes quantidades de chuva em períodos relativamente curtos deve aumentar.

Entre os meses de setembro, outubro e novembro, a maior parte da Região Nordeste registra seca, exceto no sul dos estados do Piauí, Maranhão e no oeste da Bahia.

No centro-sul da Região Norte, o período chuvoso começa em outubro e novembro, com um aumento gradativo das pancadas de chuva e de trovoadas.

A expectativa é que, durante a primavera, as temperaturas aumentem gradativamente no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. No Centro do país, as temperaturas máximas podem atingir valores elevados em função da forte radiação solar e da maior frequência de dias com céu claro.

Ainda assim, a estação pode registrar massas de ar frio intensas, capazes de provocar queda acentuada de temperatura no Centro-Sul do país. As regiões Norte e Nordeste são as únicas a registrar pouca variação de temperatura.

Edição: Talita Cavalcante

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)