Cassilândia, Sábado, 19 de Outubro de 2019

Últimas Notícias

23/09/2019 07:40

Primavera chega com previsão de chuva e calor acima do normal em MS

Campo Grande News

A primavera chegou na madrugada desta segunda-feira (22) ao Hemisfério Sul, às 4h50min, e só vai embora para dar lugar ao verão, às 1h19min do dia 22 de dezembro. Marcada pelo florescer das árvores, a estação que sucede o inverno vem para mudar o regime de chuvas e elevar as temperaturas. Em Mato Grosso do Sul, a previsão é de que estas mudanças sejam mais intensas que o normal.

Segundo prognóstico elaborado pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), baseado em informações do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o modelo de previsão climática de precipitação aponta para alta possibilidade de as chuvas ocorrerem acima do padrão em grande parte do Estado.

A probabilidade pode ser atribuída à passagem de sistemas frontais (compostos geralmente por uma frente fria, uma frente quente e um ciclone) e formação de sistemas de baixa pressão atmosférica - muitas nuvens, chuvas e tempo severo.

Conforme dados do Cptec/Inpe (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), os valores históricos de chuva acumulada para Campo Grande durante a primavera são de 81,1 mm em setembro, 130 mm em outubro e 110 mm em novembro.

Ainda de acordo com prognóstico do Cemtec, o modelo de previsão de temperatura média indica alta probabilidade de que as temperaturas fiquem mais elevadas que o normal em grande parte de Mato Grosso do Sul, com termômetros até 1°C acima da média. A exceção deve ser a região nordeste do Estado, onde a previsão é de temperaturas dentro do normal.

O boletim do Cemtec resume que essas condições significam que Mato Grosso do Sul pode ter dias com temperaturas bastante altas e outros com registros mais baixos ou dentro da média. Os valores muito elevados podem ser explicados pela forte radiação solar e maior frequência de dias com céu claro.

Os valores históricos de temperatura do Cptec/Inpe em Campo Grande durante a primavera dão conta de 27,5°C em setembro, 30,6°C em outubro e 30,4°C durante novembro.

Centro-Oeste – Segundo o Inmet, a região Centro-Oeste apresentou chuvas de normal a abaixo do normal durante este inverno, resultados alinhados à sua característica climatológica de baixa ou nenhuma pluviosidade. Municípios de Mato Grosso e Goiás registraram mais de 100 dias consecutivos sem chuva a partir de maio deste ano.

Por causa da permanência de massas de ar seco e quente, que favoreceram a ocorrência de queimadas e incêndios florestais, estas mesmas áreas da região detectaram temperaturas médias acima do padrão.

A umidade relativa do ar chegou a ficar abaixo de 20% nos horários com temperaturas mais elevadas entre junho e setembro, caso do Distrito Federal, onde estação meteorológica do Inmet no Gama registrou 8% de umidade no último dia 4.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 19 de Outubro de 2019
10:00
Receita do Dia
09:00
Santo do Dia
Sexta, 18 de Outubro de 2019
09:00
Santo do Dia
Quinta, 17 de Outubro de 2019
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)