Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

PRF estréia talão eletrônico no feriado de Natal

Jefferson da Luz, Campo Grande News - 23 de dezembro de 2008 - 17:47

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) está estreando hoje um novo aparelho que facilitará o trabalho dos policias nas estradas e ainda vai dar mais segurança para quem trafega pelo país. É o talão eletrônico. Com ele a aplicação de multas será muito mais rápida do que o método tradicional usando papel e caneta.

“Para se lavrar uma multa no papel demora-se cerca de quinze minutos. Usando o talão eletrônico o tempo cai para cerca de dois minutos”, explica Neemias Carvalho, chefe do núcleo de capacitação da PRF/MS.

Mas o novo aparelho é mais do que um simples emissor eletrônico de multas. Com ele o policial ainda pode checar a situação do veículo, se é roubado ou não, ou se há alguma irregularidade no documento. Checar a carteira do motorista, se é falsa ou não. E ainda verificar se o condutor é procurado pela Justiça.

“Através do talão eletrônico os policiais têm acesso ao Infoseg [sistema nacional que reuni os dados de todas as pessoas com passagem pela polícia]. Com isso a gente pode saber se o individuo deve alguma coisa à Justiça. Além disso, caso haja alguma condenação, o sistema disponibiliza a foto da pessoa procurada”, detalha Carvalho.

Inicialmente a PRF começa a trabalhar com 51 aparelhos, mas a intenção é aumentar este número até 220, que é considerado ideal para que Mato Grosso do Sul seja totalmente coberto com o sistema.

Segundo a PRF, cada talão eletrônico custou R$ 4.200, e vem com uma impressora que fica no carro, a transmissão de dados é feita pelo sistema “Bluetooth”, o qual conecta sem fio aparelhos eletrônicos que estão em curta distância.

Conforme a PRF, durante a fase de testes o talão eletrônico se mostrou confiável em quase todo o Estado. “Somente alguns pontos cegos foram identificados, mas nada que impedisse sua utilização”, explica Carvalho.

O sistema atualiza o cadastro da PRF em tempo real, isso significa, por exemplo: a possibilidade de se saber se uma pessoas cometeu mais de uma infração na mesma viagem. Assim, os policiais terão como acompanhar o comportamento do condutor ao longo das BRs. “Para os Detrans do país, a informação é repassada em 24 horas”

O policial ainda destaca que o talão eletrônico traz muito mais segurança para os policiais e para a população. “Para nós, porque a gente tem condições de saber se o carro é roubado antes de fazer a abordagem do condutor. E para o cidadão, porque isso vai ajudar a tirar os bandidos de circulação mais rapidamente”, finaliza.

SIGA-NOS NO Google News