Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Previsão de temporais e Defesa Civil alerta GO e MS

Defesa Civil - 04 de novembro de 2005 - 13:59

A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, preveniu, nesta quinta-feira (3/11), as defesas civis de Goiás e do Mato Grosso do Sul sobre a possível ocorrência, nas próximas noite e madrugada, de chuvas fortes, raios e ventos com até 60 quilômetros por hora (km/h). As áreas sujeitas aos temporais são o sul goiano - onde as rajadas chegarão à velocidade máxima de 50 km/h - e todas as regiões mato-grossenses-do-sul, com maior possibilidade para o sul desse Estado.

A Sedec alerta para o risco de alagamentos, deslizamentos de terra e escorregamento de pedras e orienta aos moradores dos municípios sob intensa precipitação pluvial que evitem a permanência em zonas ribeirinhas, baixadas, encostas e morros. É recomendável também que os cidadãos busquem abrigo em construções sólidas e que desviem de terrenos desprotegidos dos raios e ventos - rajadas com até 60 km/h agitam árvores inteiras e provocam sensível resistência ao caminhar.

As defesas civis estaduais podem orientar a precaução contra eventos meteorológicos potencialmente danosos. O objetivo da divulgação de alertas é evitar a perda de vidas, danos ambientais e ao patrimônio e incentivar a adoção de medidas preventivas pela população e pelos governos estaduais e municipais. Dados meteorológicos do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe) orientaram os avisos sobre a iminente ocorrência de temporais em Goiás e no Mato Grosso do Sul.

SIGA-NOS NO Google News