Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Previdência vai atencipar o 13º salário a aposentados

Luana Lourenço/ABr - 28 de junho de 2007 - 06:33

O Ministério da Previdência vai antecipar uma parcela do décimo-terceiro salário a aposentados e pensionistas. Cerca de 25 milhões de brasileiros receberão o adiantamento, que entrará na folha de pagamento do mês de agosto e será pago efetivamente em setembro.

A medida foi anunciada pelo ministro da Previdência, Luiz Marinho, após reunião com representantes da Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas (Cobap) e dos sindicatos de aposentados e pensionistas ligados à Central Única dos Trabalhadores (CUT) e à Força sindical.

Os representantes dos aposentados queriam que a antecipação fosse liberada em julho, mas segundo Marinho “os recursos do ministério são divididos ao longo do ano e a despesa com décimo-terceiro só pode ser feita nos últimos meses, para não causar desequilíbrio orçamentário”. O adiantamento, lembrou o ministro, custará cerca de R$ 6 bilhões à Previdência em setembro.

Na reunião, os aposentados discutiram também o aumento no valor dos benefícios, mas não tiveram a reivindicação atendida. "O ministro disse que não é possível reajustar além do índice do salário mínimo e propôs compensações, como o aumento de subsídios em remédios, por exemplo”, informou o secretário de seguridade social da Cobap, Luis Adalberto Silva.

O ministro explicou que não se trata de compensar a ausência de reajuste, mas de implantar políticas de valorização do idoso. Entre essas medidas, Marinho citou a negociação com o Ministério da Saúde para estender subsídios do governo a medicamentos para controle de osteoporose e doenças cardiovasculares.


“Se o cidadão aposentado tem um gasto contínuo com um remédio caro e tem possibilidade de comprar o medicamento subsidiado, pagando 10% do valor total, isso certamente vai contribuir para o aumento do seu poder de compra”, disse.

Sobre a redução na taxa de juros para empréstimos consignados a aposentados e pensionistas, aprovada hoje de manhã pelo Conselho Nacional de Previdência Social, o ministro disse que a redução de 2,72% para 2,64% ao mês acompanhou a evolução da taxa básica de juros anual (Selic). “Vamos continuar diminuindo à medida que a taxa Selic for reduzida”, anunciou.

SIGA-NOS NO Google News