Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Previdência tentará, de novo, recadastrar beneficiários

Humberto Marques/Campo Grande News - 24 de setembro de 2005 - 07:53

O Ministério da Previdência anunciou, ontem, que será realizada uma nova tentativa de recadastrar os aposentados e pensionistas do País. Cerca de 16 milhões de beneficiários do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) devem ser chamados para atualizar dados e completar informações no cadastro da previdência. Contudo, desta vez, a promessa é de que não haverão filas, conforme reportagem do Jornal da Globo.

A partir de outubro, quando forem sacar dinheiro nas agências bancárias, cerca de 2,6 milhões de aposentados do INSS receberão aviso, com data marcada, para realizar o recadastramento – que será efetuado no mês seguinte, no próprio banco. A primeira fase incorporará beneficiários com dados cadastrais considerados inconsistentes. Na segunda fase, mais de 13 milhões de pessoas serão convocadas, a partir de março de 2006. A intenção da Previdência é combater fraudes, suspendendo pagamentos irregulares.

Caso o aposentado ou pensionista não tenha condições de ir ao banco para realizar o recadastramento, ele poderá nomear um representante legal para tomar a medida. Há dois anos atrás, o então ministro da Previdência, Ricardo Berzoini, realizou uma ação para recadastrar todos os beneficiários do instituto, incluindo as pessoas com mais de 90 anos. O resultado foram filas e descontentamento por parte dos atendidos pelo INSS, o que rendeu a criação do “Troféu Berzoini de Crueldade”, instituído pelo PFL, e a suspensão da medida.

SIGA-NOS NO Google News