Cassilândia, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

07/07/2004 14:38

Previdência tem seis espécies distintas de segurados

AgPrev

A Previdência Social mantém seis espécies diferentes de segurados/contribuintes. Algumas dessas espécies são bastante conhecidas, a exemplo do empregado de empresa, doméstico e contribuinte individual (autônomos e empresários). Mas existem outras que, devido às suas características, são ainda pouco conhecidas. Entre elas estão os contribuintes facultativos, os avulsos e os segurados especiais.

O facultativo, por exemplo, é aquele que se filia à Previdência Social, mediante contribuição, desde que não esteja exercendo atividade remunerada que o enquadre como segurado obrigatório. Para se inscrever no INSS é exigida a idade mínima de 16 anos. Entre as pessoas que podem filiar-se facultativamente estão as donas-de-casa, os desempregados e síndicos de condomínio (desde que não recebam remuneração). Estudantes, inclusive o bolsista e o estagiário, contratados de acordo com a legislação que rege essa prestação (Lei 6.494/1977), também se enquadram nessa categoria.

O brasileiro que acompanha cônjuge em serviço no exterior pode também filiar-se como facultativo. Igualmente, quem reside ou é domiciliado fora do país, pode se inscrever, a não ser que esteja filiado a regime previdenciário de país com o qual o Brasil mantém acordo internacional. Essa forma de filiação é ainda estendida ao presidiário que não exerce atividade remunerada.

Avulsos - Os avulsos são aqueles trabalhadores, sindicalizados ou não, que prestam serviço de natureza urbana ou rural a diversas empresas, sem vínculo empregatício, e com a intermediação obrigatória de órgãos gestores de mão-de-obra ou de sindicatos.

A maioria desses trabalhadores atua nas áreas portuárias. São responsáveis pelas atividades de capatazia, estiva, conferência e conserto de carga e vigilância de embarcação, entre outros. O trabalhador avulso atua também na indústria de extração de sal e na atividade de ensacador de café, cacau, sal e similares. Os seus direitos, em geral, são semelhantes aos dos empregados de empresas. O auxílio-doença por acidente do trabalho, o salário-família e o auxílio-acidente (indenização paga pelo INSS ao segurado por seqüelas decorrentes de acidentes) são benefícios garantidos a esses trabalhadores.

Segurado especial - Este é o segurado que exerce atividades rurais, individualmente ou em regime de economia familiar. As suas características são bastante singulares, se comparadas às dos demais segurados da Previdência Social. O fato de trabalharem com a ajuda eventual de terceiros, por exemplo, não prejudica a sua identificação como segurado especial. Os cônjuges e filhos maiores de 16 anos, ou equiparados, que trabalham no mesmo grupo, são também considerados segurados especiais.

Entre eles estão o produtor rural, o parceiro, o meeiro, o arrendatário e o pescador artesanal, todos ligados às atividades exercidas no meio rural. A contribuição previdenciária desses segurados também é peculiar. Ela incide sobre a receita bruta proveniente da comercialização da produção rural, industrializada ou não.

Em Varginha, sul de Minas – região onde se concentra grande parte das atividades rurais do estado – o número de contribuintes da zona rural chega a 54,576 mil. Desses, 30% são considerados segurados especiais. Na cidade de Alfenas, importante pólo agropecuário, sete trabalhadores rurais buscam diariamente uma agência de atendimento do INSS para requerer os benefícios previdenciários a que têm direito como segurados especiais.

O INSS, com o objetivo de divulgar essas categorias de contribuintes, tem promovido palestras e cursos em Minas, voltadas principalmente para a zona rural, de acordo com o coordenador do Programa de Educação Previdenciária, Mário Borges do Amaral.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 11 de Dezembro de 2016
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)