Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Previdência suspende 360 mil benefícios no Brasil

27 de agosto de 2006 - 10:13

O Ministério da Previdência já recadastrou 10 milhões dos 17 milhões de aposentados e pensionistas no país, segundo informou nesta sexta-feira o ministro da área, Nelson Machado. Outros 360 mil benefícios foram suspensos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).


O censo previdenciário começou em outubro do ano passado e termina em janeiro do ano que vem, dividido em duas etapas. Na primeira etapa, que começou em outubro de 2005, 2,4 milhões de aposentados foram convocados. Outros 14,7 milhões foram convocados em abril deste ano.


Mesmo aqueles que tiveram o benefício suspenso ainda podem comparecer na agência bancária onde possuem conta para reativá-lo. Basta apresentar CPF e documento de identidade e realizar o recadastramento.


O ministro preferiu não estimar a economia possível se os benefícios foram definitivamente cortados. Dos 360 mil suspensos, 60 mil são da primeira fase e 300 mil da segunda.


"O censo continua indo muito bem. Já fizemos o recenseamento de mais de 10 milhões de aposentados e pensionistas, do total de 17 milhões, com tranqüilidade e sem problemas", disse Machado. O ministro reforçou que o objetivo é atualizar os dados e endereços dos segurados "para oferecer uma melhor política pública e também coibir pagamentos indevidos".


O censo, de acordo com Machado, também provocou maior velocidade na suspensão de benefícios que perdem a validade, após a morte do segurado. "Nosso banco de dados já está atualizado e percebemos que o óbito é captado rapidamente", disse. Depois que o censo iniciou, e ainda na primeira fase, 45 mil benefícios foram suspensos após comunicação da família ou cartórios.


Outros 20 mil dos 2,4 milhões convocados na primeira fase tiveram problemas nos bancos e serão chamado para refazer o cadastro. O ministro disse que é um "número mínimo" diante dos convocados na primeira fase e "isso mostra a qualidade do censo".



Folhaonline

SIGA-NOS NO Google News