Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

26/07/2005 15:48

Previdência Social assegura cobertura a agricultor

AgPrev

No Regime Geral de Previdência Social(RGPS) os agricultores podem se filiar nas categorias de empregado, trabalhador avulso, contribuinte individual e segurado especial. A classificação depende da forma como o agricultor exerce a atividade. Por ser segurado obrigatório, o trabalhador rural precisa se inscrever no RGPS para ter direito aos benefícios previdenciários.

Para se inscrever como trabalhador avulso, o agricultor deve comprovar que presta serviço, sem vínculo empregatício, a diversas empresas, com intermediação do sindicato da categoria ou do órgão gestor. Já os contribuintes individuais são aqueles que prestam serviço a uma ou mais pessoas, sem vínculo empregatício, exercendo atividades eventuais.

Como segurado especial o agricultor tem que contribuir para a Previdência Social com um percentual sob o resultado da comercialização da produção rural, tendo, no entanto, direito a benefícios limitados ao salário mínimo. São também enquadrados como segurados especiais: cônjuge, companheiro, companheira e filhos maiores de 16 anos de idade, que sejam membros do grupo familiar e exerçam atividade rural exclusivamente em regime de economia familiar, sem empregados, podendo somente ter ajuda eventual de terceiros.

Aposentadoria - Quem passou a vida trabalhando no campo, seja individualmente ou em regime de economia familiar, pode ter direito à aposentadoria por idade. O homem deve ter 60 anos e a mulher, 55, e ambos precisam comprovar o exercício da atividade rural por um período mínimo de 180 meses. O valor da aposentadoria é de um salário mínimo. (Carolina Barreto, estagiária de Jornalismo)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)