Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

23/11/2004 13:44

Previdência exige 180 meses e idade mínima

AgPrev

O benefício de aposentadoria por idade é devido ao segurado urbano da Previdência Social que tenha, no mínimo, 65 anos de idade, no caso dos homem, e 60 anos, se mulher. Já o segurado rural faz jus ao benefício ao completar 60 anos de idade, se homem, e 55 anos, se mulher. Atualmente, a Gerência Executiva do INSS em Ouro Preto (MG) mantém 34.736 benefícios de aposentadoria por idade, no valor de R$ 10 milhões, sendo o segundo benefício mais pago pela gerência.

Para a concessão desse benefício, a legislação previdenciária exige ainda que o trabalhador urbano, inscrito a partir de 25 de julho de 1991, comprove que contribuiu, no mínimo, por 180 meses. O rural tem de provar, com documentos, 180 meses de trabalho no campo, não sendo computada como perda de qualidade de segurado os intervalos entre as atividades rurais. Porém, o segurado precisa estar exercendo a atividade rural na data de entrada do requerimento ou na data que implementou todas as condições exigidas para o benefício.

A lei 10.666, de 8 de maio de 2003, diz que a perda da qualidade de segurado não será considerada para a concessão de aposentadoria por idade desde que o trabalhador tenha cumprido o tempo mínimo de contribuição exigido. Nesse caso, o valor do benefício será de um salário mínimo, se não houver contribuições depois de julho de 1994.

Para o segurado urbano inscrito até 29 de novembro, data da lei 9.876, o valor do benefício da aposentadoria por idade é de 70% do salário-de-benefício, mais 1% deste por grupo de 12 contribuições mensais, até o máximo de 30%. Já para os filiados à Previdência após essa data, será observado o cálculo mais vantajoso para o segurado. Segundo a chefe da Seção de Manutenção, Ângela Silva, o segurado poderá escolher entre a opção anterior ou o fator previdenciário que leva em consideração a expectativa de vida do trabalhador. (Tânia Gusmão)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)