Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

22/09/2016 16:30

Prévia da inflação oficial registra menor taxa desde 2009

Portal Brasil

 

A inflação começa a dar um alívio para o bolso dos brasileiros. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15) desacelerou de 0,45% em agosto para 0,23% em setembro. Esse é também o menor resultado para o mês desde 2009.

Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Eles mostram ainda que a taxa registrada no mês foi fortemente influenciada pelo preço de produtos que compõe os grupos alimentos, transportes e comunicação.

Entre os produtos considerados importantes na mesa das famílias, o IBGE destacou a queda de preço de alguns deles: batata-inglesa (14,49% de recuo), cebola (-12,30%), hortaliças (-6,03%) e leite longa vida (-4,14%).

O feijão-carioca, que desde o início do ano registrava movimento de elevação de preço em decorrência de problemas climáticos e quebras de safra, ficou 6,05% mais barato no mês. Apesar desse recuo, ele ainda precisa cair mais para reverter o aumento acumulado no ano.

Preços de passagem aérea

Outros itens também colaboraram para diminuir a pressão inflacionária em setembro. O IBGE registrou queda de preços de passagem aérea (-2,31%), gasolina (-0,75%), conserto de automóvel (-0,59%), venda de automóvel usado (-0,55%) e cigarro (-1,55).

Esse dado de setembro ainda é importante porque veio abaixo do esperado por analistas do mercado financeiro. Enquanto esses economistas apostavam, na mediana, que o IPCA-15 do mês seria de 0,33%, o número observado foi de 0,23%.

O que é IPCA-15

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo –15 (IPCA-15) é uma pesquisa de preços. Todos os meses, o IBGE levanta os valores dos produtos que compõe a cesta de consumo dos brasileiros e diz quanto um preço variou de um mês para o outro. Quando esse valor sobe, há inflação; quando ele cai, esse movimento é chamado de deflação.

Esse índice é também chamado de prévia da inflação oficial. Isso porque o Brasil usa como principal indicador do custo de vida o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – no caso dessa pesquisa, não há o “15” compondo o nome.

A diferença entre os dois é o período de coleta de dados. Para setembro, por exemplo, o IPCA-15 fez as observações de preços entre 13 de agosto e 14 de setembro. Já a inflação oficial será calculada entre o último dia útil de agosto e o último dia de setembro.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)