Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: prevenir a sarcopenia com a atividade física

Mundo Fitness

Unini.org - 05 de janeiro de 2022 - 11:00

Mundo Fitness: prevenir a sarcopenia com a atividade física

O passar dos anos pode causar uma mudança drástica na massa muscular esquelética que poderia provocar a diminuição da força e das funções corporais. Na prática clínica, este processo é denominado sarcopenia. Esta síndrome é complexa e causa custos altos para as pessoas com idade avançada. Não existe ainda um tratamento específico, mas a prática da atividade física pode retardar o início e o avanço deste processo.

Geralmente, a sarcopenia inicia a partir da quarta década de vida, mas há casos que apontam para pessoas que começaram a desenvolver a síndrome quando tinham ainda 30 anos. Em 2010, o Grupo Europeu de Trabalho sobre a Sarcopenia em Pessoas de Idade Avançada (EWGSOP) elaborou um relatório levantando questões próprias da síndrome e ressaltaram a necessidade de conhecer melhor quais são os mecanismos que poderiam intervir na sua progressão para poder elaborar ensaios de intervenção.

Por enquanto, uma das causas conhecidas é a falta de atividade física diária seja por situações de muito tempo de repouso, sedentarismo ou baixo condicionamento físico. De acordo com um artigo escrito pelo especialista em treinamento funcional Beltrán González, nunca é tarde para começar a realizar esporte e compensar os anos de inatividade. “Uma pessoa que leva anos sem realizar atividade física não deve começar a treinar como um atleta de elite”, diz. Mas é importante lembrar que a atividade quando bem feita vai colaborar para melhorar a qualidade de vida e evitar a progressão da sarcopenia.

SIGA-NOS NO Google News