Cassilândia, Quinta-feira, 13 de Dezembro de 2018

Últimas Notícias

05/07/2018 11:00

Prevenir a sarcopenia com a atividade física

Unini.org

O passar dos anos pode causar uma mudança drástica na massa muscular esquelética que poderia provocar a diminuição da força e das funções corporais. Na prática clínica, este processo é denominado sarcopenia. Esta síndrome é complexa e causa custos altos para as pessoas com idade avançada. Não existe ainda um tratamento específico, mas a prática da atividade física pode retardar o início e o avanço deste processo.

Geralmente, a sarcopenia inicia a partir da quarta década de vida, mas há casos que apontam para pessoas que começaram a desenvolver a síndrome quando tinham ainda 30 anos. Em 2010, o Grupo Europeu de Trabalho sobre a Sarcopenia em Pessoas de Idade Avançada (EWGSOP) elaborou um relatório levantando questões próprias da síndrome e ressaltaram a necessidade de conhecer melhor quais são os mecanismos que poderiam intervir na sua progressão para poder elaborar ensaios de intervenção.

Por enquanto, uma das causas conhecidas é a falta de atividade física diária seja por situações de muito tempo de repouso, sedentarismo ou baixo condicionamento físico. De acordo com um artigo escrito pelo especialista em treinamento funcional Beltrán González, nunca é tarde para começar a realizar esporte e compensar os anos de inatividade. “Uma pessoa que leva anos sem realizar atividade física não deve começar a treinar como um atleta de elite”, diz. Mas é importante lembrar que a atividade quando bem feita vai colaborar para melhorar a qualidade de vida e evitar a progressão da sarcopenia.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 13 de Dezembro de 2018
10:00
Receita do dia
09:00
Santo do dia
03:34
Cassilândia
Quarta, 12 de Dezembro de 2018
Terça, 11 de Dezembro de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)