Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

12/10/2016 15:30

Prevenção ao câncer não é exclusividade dos humanos

EPharma Notícias

Quando o assunto é câncer a prevenção continua sendo a melhor amiga dos humanos - e dos pets também. É o que garante o médico veterinário da Oncovet, Robson Pasquale. Segundo ele, que atua na área de oncologia desde 2006, “o diagnóstico tardio, infelizmente, ainda é um desafio enfrentado na rotina da oncologia veterinária, especialmente pela falta de cuidado do proprietário que busca o atendimento quando a doença já está bastante avançada”. Por isso a necessidade de conscientização sobre a relevância de exames periódicos e de diagnóstico precoce da patologia, período em que normalmente não há sinais de desconforto ou dor.

O veterinário explica que, embora exista um estigma em torno da doença – que normalmente aparece associada a morte e a um tratamento doloroso – a grande maioria dos pacientes diagnosticados precocemente pode, sim, ter cura. “Um tratamento adequado traz benefícios tanto na qualidade de vida do animal como no aumento de sua expectativa de vida”, observa.

O câncer pode acontecer em qualquer região do corpo do animal, da ponta do focinho à ponta da cauda. Entre as neoplasias mais comuns destacam-se os tumores de mama, os tumores de pele e o linfoma. De acordo com a médica veterinária da DrogaVET – a maior rede de farmácias veterinárias do Brasil - Andressa Felisbino, embora as campanhas contra o câncer de mama sejam geralmente mais focadas em fêmeas, este tipo de neoplasia também pode ocorrer em machos. “Tem pouca incidência mas alta malignidade, por isso a importância da prevenção”, declara.

Para evitar o câncer de mama em cães e gatos, Andressa recomenda a castração precoce (antes do primeiro cio) e não utilizar anticoncepcionais. “O tutor deve aproveitar os momentos de brincadeira para apalpar o animal e ver se há a existência de nódulos, inchaços, secreções, carocinhos, dores ou aumento das mamas além de promover visitas regulares ao veterinário”, completa a veterinária da DrogaVET.

Assim como nos humanos, a idade ou propensão genética podem ser desencadeadores de neoplasia. Mas os distúrbios também podem ser influenciados por questões hormonais, ambientais e fatores de risco como a exposição à radiação solar. Entre os cães mais propensos ao desenvolvimento de neoplasias estão os das raças Rottweiler, Golden Retriever e Boxers.

Os sintomas mais comuns são perceptíveis visualmente como o aumento de volume em regiões como a face, pele, ossos e abdômen. Em alguns casos os sintomas são inespecíficos e podem ser confundidos com outras doenças pois acarretam perda de peso e apetite, tosse e sangramentos na região nasal ou genital.

O médico veterinário Robson Pasquale ressalta que o tutor deve sempre estar atento a qualquer aumento de volume ou nódulos na pele do pet. “É preciso buscar um diagnóstico para qualquer nódulo aparente. Jamais esperar que esse nódulo ou tumor cresça para buscar atendimento”, enfatiza. No caso dos cães das raças Rottweiler e Golden Retriever ele recomenda ultrassonografia abdominal preventiva a partir dos 7 anos, quando inicia a fase geriátrica dos animais. “Outro ponto importante é ter algum programa de prevenção junto ao médico veterinário que acompanha o seu animal de estimação”, acrescenta. No caso de detecção de um tumor, cabe ao médico veterinário o diagnóstico através de exames de biópsia, para determinar a malignidade deste tumor além da necessidade de ultrassom, raio x, e avaliação de linfonodos para verificar a existência de metástases, no caso do mesmo apresentar malignidade

O veterinário observa que, além do diagnóstico precoce, o tratamento é outro ponto de atenção, uma vez que muitos pets não aceitam medicamentos com facilidade. Neste caso “as fórmulas manipuladas são de suma importância no manejo do paciente oncológico”. “Isso porque, uma quantidade significativa dos medicamentos utilizados cronicamente como estimulantes de apetite, analgésicos anti-inflamatórios e até mesmo quimioterápicos orais possuem formulações que são de difícil ajuste para estes pacientes que precisam de uma dose certa e adequada ao seu peso”, conclui.

Sobre a DrogaVET

Criada em 2004, a DrogaVET está presente em mais de 30 cidades brasileiras e desenvolve medicamentos, suplementos e vitaminas tanto para pets (de companhia), quanto para animais de esporte, ornamentais, silvestres, de exposição e outros. A empresa alia um rigoroso controle de qualidade ao uso racional e eficiente de medicamentos, proporcionando economia aos proprietários, maior aceitação pelos animais e melhores resultados nos tratamentos ministrados pelos médicos veterinários.

Entre os diferenciais da manipulação veterinária da DrogaVET está a possibilidade de produzir formas farmacêuticas variadas que auxiliam a adesão do animal ao tratamento. Exemplo disso são as fórmulas que podem vir em formato de biscoitos com o sabor preferido do pet. As doses também são personalizadas conforme a necessidade e o peso do animal, evitando desperdícios. Mais informações www.drogavet.com.

http://www.segs.com.br

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)