Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Presidentes de comitiva assumem a realização da cavalgada

Tribuna Livre - 13 de junho de 2015 - 17:15

Todos os anos, nos dias que compreendem as festividades de aniversário de Paranaíba, é realizada a tradicional cavalgada, que reúne diversas comitivas e munícipes que fazem do desfile uma atração e entretenimento à população e aos turistas que visitam a cidade no período de festa e exposição agropecuária. Este ano, ela será no dia 5 de julho, domingo.
Porém, também tradicional sempre foi a organização da cavalgada, que todos os anos era feita pelo Sindicato Rural de Paranaíba. No entanto, excepcionalmente este ano, em função da doença conhecida como mormo, que acometeu animais em parte do estado, o Sindicato preferiu não organizar a cavalgada, em função de não ter mecanismos de controle.
Preocupada com essa não realização, que implicaria em tristeza por parte da população que participa ou assiste, a Prefeitura de Paranaíba, em conjunto com os presidentes das comitivas, resolveu reunir-se com a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) para saber das possibilidades de realização do evento.
A priori, a Iagro deixou bastante claro que optaria pela não realização. Entretanto, após longa reunião no gabinete da Prefeitura, colocou algumas condições para a realização do evento e em contrapartida recebeu apoio do município no que se refere a essas exigências. Uma delas, é que todos os animais tenham feito o exame um mês antes para comprovar que não há a doença infecciosa; outro ponto levantado foi um termo de compromisso entre cada presidente de comitiva, para controlar e permitir a participação somente dos cavaleiros que comprovarem o exame.
Outro ponto importante é que todos os animais que estão devidamente regularizados quanto aos exames, estejam identificados. A Prefeitura disponibilizará para auxílio uma equipe da Vigilância Sanitária para trabalhar no dia, junto a uma equipe da Iagro, que fará a fiscalização dos animais. A Polícia Militar de Paranaíba também dará apoio para que seja isolado o animal que não estiver identificado e com exame devido.
“Só chegamos esse ponto porque houve união das partes envolvidas, cada um fazendo sua obrigação e responsabilidade. Gostaria de cumprimentar os presidentes de comitivas, que estão com uma organização invejável, com responsabilidade, realizando exames, todos uniformizados”, elogiou o vice-prefeito Fredson Freitas.
Fredson destacou que não será vetada a participação de cavaleiros sem comitiva, no entanto este precisará estar munido do exame para que possa participar da cavalgada. “Quem não faz parte, desde que individualmente apresente o exame, sem nenhum problema. Haverá fiscais da Iagro, da Vigilância Sanitária e da Polícia Militar, para verificar isso”, pontuou.
O secretário de Governo, Andrew Robalinho, alertou que os bois estão livres para o desfile e disse ainda que todo o cuidado está sendo tomado para que nenhuma adversidade acometa o evento. “Temos que ter todo o cuidado porque há consequências para o Estado, para a economia, para os pecuaristas, ou seja, a região interditada será prejuízo sem precedentes. Se um animal for flagrado com a doença, o prejuízo é grande. Daí o presidente da Iagro demonstrou boa vontade em colaborar, mas nos exigiu que cumprisse atentamente a rigor as resoluções e é isso que faremos. Portanto, que cada um procure realizar seu exame, não procure burlar a lei, pois isso pode trazer graves prejuízos”, concluiu.

SIGA-NOS NO Google News