Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Presidente recupera-se bem da cirurgia

Paulo Montoia/ABr - 05 de fevereiro de 2005 - 10:30

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já está a caminho de Brasília, onde vai se recuperar da cirurgia a que foi submetido, na noite de ontem, no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas, para retirada de um pólipo nasal. A cirurgia transcorreu sem problemas e o presidente já havia se recuperado da anestesia geral, estava acordado e conversava, quando os médicos que o atenderam falaram com os jornalistas que aguardavam notícias da cirurgia.

A entevista coletiva foi dada pelo otorrinolaringologista e cirurgião Clemente Ribeiro de Almeida e pelo cardiologista e médico pessoal de Lula, Roberto Kalil Filho. Segundo Kalil, a cirurgia "foi uma decisão do próprio presidente", tomada há "mais ou menos um mês". Ele estava tranqüilo e apenas ansioso para realizar logo a operação e ir para casa. O otorrinolarigologista Clemente Ribeiro disse que toda a intervenção transcorreu sem imprevistos.

De acordo com o médico, o pólipo que obstruía a respiração do presidente foi retirado, o local foi cauterizado e não será preciso usar tampão, pois não há sangramento. Durante algum tempo, Lula usará remédios tópicos e fará lavagens, três vezes por semana, para tratar a sinusite provocada pelo problema.

Clemente Ribeiro informou também que o pólipo retirado já foi inicialmente analisado "por um exame grosseiro, chamado congelação. O resultado do exame é que o presidente não tem nada de maligno. É um processo realmente inflamatório", explicou. Entretento, por procedimento habitual de certificação, o material será enviado a um laboratório "para um exame de parafina", que é um exame patológico definitivo, acrescentou o médico.


SIGA-NOS NO Google News