Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Presidente do TSE vai domingo (9) a Fátima do Sul (MS)

TSE - 07 de março de 2008 - 07:21

TSE
TSE

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Marco Aurélio, estará neste domingo (9) no município de Fátima do Sul, no Mato Grosso do Sul, para acompanhar os trabalhos de cadastramento biométrico , mediante o registro da fotografia, impressões digitais e documentação dos eleitores.

"Kit Bio"

Trata-se de um conjunto de equipamentos para leitura biométrica que serão utilizados no cadastramento eleitoral. Nas eleições municipais de outubro, quase 50 mil eleitores dos municípios de Fátima do Sul (MS), São João Batista (SC) e Colorado D’Oeste (RO) já serão identificados pelo novo sistema.

De 3 de março a 1º de abril deste ano, os eleitores dessas cidades terão seus dados pessoais, as impressões digitais e a fotografia lançadas neste novo cadastro, que dentro de 10 anos, será o maior do mundo em número de registros biométricos. O cadastramento será feito por servidores da Justiça Eleitoral, com o apoio de técnicos do Instituto Nacional de Identificação da Polícia Federal (PF).

Devido ao prazo para cadastramento dos eleitores, os municípios vão receber 20 kits compostos de um computador portátil (laptop), scanner, câmera digital e mini-estúdio fotográfico com assento. Após o cadastramento nas três cidades-piloto do projeto, cada cartório eleitoral ficará com dois ou três equipamentos, dependendo da necessidade de cada município, o que é suficiente para o registro de novos eleitores.

Projeto-piloto

Fátima do Sul (MS), São João Batista (SC) e Colorado D’Oeste (RO) foram escolhidas como as primeiras cidades com identificação do eleitor por meio de dados biométricos porque se encaixam nos critérios estabelecidos pelo TSE para implementar o sistema: têm aproximadamente 15 mil eleitores; vão passar por um processo de revisão de seu eleitorado; são sede de zona eleitoral e próximas à capital de seu estado; e atendem a variabilidade necessária de teste das impressões digitais.

SIGA-NOS NO Google News