Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Presidente do TSE diz que partidos devem ser seletivos

TSE - 12 de junho de 2008 - 08:46

Na reunião com os presidentes nacionais de partidos realizada ontem (11), o presidente do TSE, ministros Carlos Ayres Britto, recomendou aos partidos políticos que tenham cuidado ao escolher os seus candidatos para as próximas eleições. “O partido político deve ser seletivo na escolha de seus candidatos, porque o eleitorado também fará a sua seleção”, defendeu o presidente do Tribunal.

Ayres Britto esclareceu que, quanto à vida pregressa dos candidatos, a decisão do Tribunal foi a de manter a regra segundo a qual só não podem ter o registro os candidatos que tiveram condenação definitiva em processos criminais, ação de improbidade administrativa ou ação civil pública. “Enquanto não tiver trânsito em julgado a Justiça não negará registro”, disse.

Contas

Na reunião os ministros Carlos Ayres Britto e Ari Pargendler também esclareceram dúvidas operacionais sobre prestação de contas. Pargendler, que foi relator das resoluções normativas das eleições, respondeu a questionamentos da secretária nacional do Partido da Mobilização Nacional (PMN), Telma Ribeiro.

A secretária queria saber se o partido é obrigado a entregar as contas de seus candidatos, caso eles próprios não apresentem suas contas. Além disso, Telma Ribeiro perguntou se é realmente necessária a divulgação da declaração de bens dos candidatos. Para a dirigente, a divulgação dos bens poderia desproteger os candidatos.

Pargendler disse que a declaração de bens é norma essencial para a transparência das candidaturas. O ministro também disse à secretária do PMN que não é obrigação do partido prestar contas quando o candidato não o fizer. Para o ministro, o partido deve fazer o que for possível, porque a responsabilidade de prestar contas é do candidato.

SIGA-NOS NO Google News