Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

21/06/2008 06:07

Presidente do TSE defende aspecto ético das eleições

Alana Gandra/ABr

Rio de Janeiro - O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Augusto Ayres de Britto, reafirmou ontem (20), no Rio de Janeiro, sua posição pessoal desfavorável ao registro de candidatos com ficha suja.

O ministro participou do encerramento do 41º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) do Brasil, onde salientou que a prioridade da Justiça Eleitoral é a eleição. “Nós queremos que essa eleição se processe do modo mais eficiente, mais democrático e mais ético possível. É o nosso papel”, disse.

Ele enfatizou que cabe aos TREs orientar os eleitores, partidos, coligações e candidatos. No seu entender, eleição é como um concurso, um certame aberto. “O que todos desejamos é que vençam os mais qualificados técnica, ética e civicamente”. Para o ministro, cabe aos eleitores, em última instância, atribuir notas de aprovação ou de reprovação aos candidatos.

E à Justiça Eleitoral, disse o ministro, cabe lembrar ao povo que o voto é um direito mas, também, uma obrigação. “E que se o povo vota mal, a partir do precário conhecimento da vida pregressa dos candidatos, ele corre o risco de ser não apenas vítima, como cúmplice do seu infortúnio", observou.


Ayres Britto disse ainda que votar sem conhecer bem os candidatos “faz muito mal à saúde, à educação, à merenda escolar, à construção de estradas. E assim por diante”.

O ministro manteve sua posição contrária à decisão do TSE de que a vida pregressa do candidato não pode ser aferida pela Justiça Eleitoral como condição de elegibilidade. Ele afirmou que, diante de casos escandalosos, com processos criminais e improbidades, “tudo envolto numa atmosfera de namoro aberto do candidato com a delitividade”, a Justiça Eleitoral tem o poder de vetar a candidatura.

Ele destacou que seu voto primou pelo equilíbrio e disse que não se pode também, “por uma análise apressada e superficial de um passivo processual, correr o risco de expulsar da vida pública vocações naturais”. O ministro lembrou que os desembargadores têm independência técnica e compromisso cívico para se posicionarem como melhor entenderem sobre a questão.

Ayres Britto considera que a democracia vive um momento especial no país. “Estamos vivendo um momento de euforia democrática”, celebrou o ministro.


Segundo o ministro, a eleição é o clímax da democracia. Ayres Britto pretende realizar até as eleições municipais de outubro reuniões em cada região do país, com os presidentes dos TREs.





Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)