Cassilândia, Sábado, 26 de Setembro de 2020

Últimas Notícias

17/11/2003 07:42

Presidente do STJ mantém devolução a aposentado

Rosângela Maria /STJ

O Instituto de Previdência do Estado de São Paulo – IPESP terá de devolver valores pagos pelo servidor aposentado Leonardo José Marquezin, desde 1998, além de interromper a realização de descontos nos proventos do servidor. A decisão é do presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Nilson Naves, que negou pedido do Instituto para suspender a tutela antecipada concedida ao aposentado.

A tutela foi concedida em Agravo de Instrumento (tipo de recurso) pela 9ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo. A decisão fez cessar o desconto previdenciário e determinou a devolução dos valores pagos desde 1998 pelo servidor estadual.

No pedido de suspensão encaminhado ao STJ, o Instituto de Previdência alegou que a decisão causa grave lesão à economia pública e viola dispositivos legais e constitucionais.

O presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Nilson Naves, indeferiu. "A drástica medida da suspensão da tutela antecipada somente tem vez quando demonstrado que da decisão atacada resulta, de fato, sério dano a pelo menos um dos bens tutelados pela norma de regência, a saber: ordem, saúde, segurança e economia públicas", lembrou o ministro.

Ao negar o pedido para suspender a tutela, o presidente observou que nenhum desses pressupostos, que autorizariam a contracautela, foram atendidos. "A interrupção do recolhimento do desconto previdenciário ou a restituição daquelas quantias a um, apenas um, servidor aposentado, em princípio, não têm o condão de causar abalo à integridade dos bens protegidos pelo ordenamento, em especial à economia pública", finalizou Nilson Naves.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 26 de Setembro de 2020
07:28
Cassilândia/São José do Rio Preto
Sexta, 25 de Setembro de 2020
Quinta, 24 de Setembro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)