Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Presidente do INSS anuncia combate a filas e fraudes

Agência Câmara - 15 de outubro de 2003 - 08:47

O combate às filas e às fraudes são prioridades do INSS, disse o presidente do órgão, Taiti Inenami, em audiência pública da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara Federal destinada a esclarecer a nova estrutura organizacional do Instituto. Para Inenami, as filas denigrem a imagem da instituição.
Em relação ao combate às fraudes e à sonegação na Previdência, ele destacou a implantação de força-tarefa composta pelo INSS, Ministério Público e Polícia Federal, e anunciou investimentos em um sistema de informática anti-fraude. "A fraude é causada pela fragilidade de nosso sistema de informática", afirmou, defendendo uma segurança semelhante à dos bancos e a reformulação do procedimento das auditorias.

AMPLIAÇÃO DA REDE
Segundo Inenami, o INSS vai investir também no atendimento ao beneficiário. "A instituição necessita ampliar a sua rede de atendimento, tornando-a cada vez mais próxima dos beneficiários do sistema previdenciário", afirmou. Ele apontou problemas no quadro de pessoal da instituição, que tem atualmente 43 mil servidores, mas já chegou a operar com 60 mil. Inemani ainda lembrou que, cerca de 8.500 dos atuais servidores, terão condições de se aposentar ainda neste ano.
No semestre passado, o Instituto realizou seu primeiro concurso público depois de 18 anos. O Governo pretende investir nos planos de carreiras dos servidores, na capacitação e ampliar o quadro de servidores.
O autor do requerimento da audiência, deputado Carlos Mota (PL-MG), disse que os problemas no INSS vão desde o quadro pessoal à rede de atendimento ao contribuinte. O parlamentar cobrou novos concursos públicos e a ampliação da rede de atendimento no interior dos estados para beneficiar os trabalhadores rurais. "Estaremos fazendo cobranças. O INSS tem muito a oferecer a sociedade, desde que seja devidamente equipado", avalia.




Reportagem - Daniel Cruz
Edição - Luiz Claudio Pinheiro


SIGA-NOS NO Google News