Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Presidente do BNDES defende redução dos juros

Pedro Malavolta/ABr - 06 de outubro de 2004 - 17:05

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Carlos Lessa, disse que é necessário que a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) caia, para “dar um sinal de ânimo aos empresários para investirem, o que é essencial para o objetivo estratégico do BNDES, ou seja, que o desenvolvimento seja auto-sustentável”. O Conselho Monetário Nacional (CMN) manteve a taxa de 9,75% para a TJLP durante a reunião no mês passado. Em dezembro, o CMN fará nova reunião para discutir a taxa.

Para o presidente do BNDES, a TJLP não influi diretamente na inflação “porque atua a longo prazo”. Lessa disse que “ainda está otimista” quanto à possibilidade de redução da TJLP na reunião de dezembro.

O presidente do BNDES também criticou o combate da inflação por meio da manutenção da alta taxa de juros. De acordo com Lessa, uma inflação como a que o Brasil atravessa, ocasionada pelo aumento dos custos, “quando é combatida por meio da manutenção da taxa de juros muito elevada, produz uma contração de atividade econômica". Segundo Lessa, "em princípio, a melhor defesa de uma economia submetida a uma inflação de custos é o aumento da produção”.

Lessa participou hoje do Seminário Indústria do Plástico - Os Caminhos para Crescer e Conquistar Novos Mercados, promovido pelo jornal Valor Econômico, no Hotel Renaissance, na região central da capital paulista.

SIGA-NOS NO Google News