Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Presidente decide por intervenção nas aldeias de MS

Graciliano Rocha/Campo Grande News - 06 de maio de 2005 - 07:34

Um dia depois da denúncia da Funai (Fundação Nacional do Índio) reter 27 toneladas de alimentos que deveriam chegar aos índios em Dourados, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu intervir para tentar conter o drama social que assola as aldeias indígenas.

Só este ano, pelo menos 23 crianças com menos de cinco anos já morreram de desnutrição ou de causas relacionadas a ela em Mato Grosso do Sul.

O anúncio da intervenção foi feito nesta quinta-feira. O presidente ligou para o prefeito Laerte Tetila (PT) e informou que está mandando uma força-tarefa integrada por membros de diversos órgãos do governo federal para enfrentar o problema.

As crianças desnutridas não são todas de Dourados, mas o município está no epicentro do caos social que assola as aldeias. Com mais de 10 mil índios confinados em pouco mais de 3,5 mil hectares, a segurança alimentar nas aldeias depende basicamente da distribuição de alimentos pelo poder público.

A comissão, que chega na segunda-feira a Dourados, será chefiada pelo assessor técnico do Palácio do Planalto, César Álvares, e integrada pelos presidentes da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), Valdi Camárcio Bezerra, e da Funai (Fundação Nacional do Índio), Mércio Pereira Gomes, do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Rolf Eckhardt, além de secretários-executivos de diversos ministérios.

A partir da chegada da comissão, o interlocutor para tratar de problemas urgentes deixa de estar nas superintendências estaduais da Funasa e da Funai e passa a ser o próprio Palácio do Planalto. A Presidência não informou quanto tempo a equipe deve permanecer na cidade.

De Miami (EUA), o governador Zeca do PT elogiou a decisão do presidente. “[O presidente] tomou uma atitude muito acertada. É uma medida positiva, pois nós fizemos tudo que estava ao nosso alcance para tentar melhorar a situação. Como governador, tenho a consciência tranqüila de que o Estado de Mato Grosso do Sul fez a sua parte”, afirmou o Zeca do PT, em entrevista ao Campo Grande News, por telefone.

O governador atribuiu à Funai a responsabilidade pela maior parte dos problemas sociais verificados nas aldeias. “Tem que mexer na Funai, sempre insisti nesta tese, o que houve no caso dos alimentos é lamentável”, reclamou o governador. “É coisa de poder paralelo”.

Zeca disse ter sido informado da intervenção por um telefonema do Planalto à sua assessoria em Campo Grande.

SIGA-NOS NO Google News