Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Presidencialismo: Bom só para os políticos

Manoel Afonso - 06 de dezembro de 2014 - 21:51

O recente episódio no congresso vencido pelo Governo mostra que o presidencialismo continua sendo um sistema que sobrevive pelas concessões e chantagens envolvendo uma série de vantagens para os parlamentares. A barganha do apoio ao Governo por ministérios, agências regulatórias e estatais virou marca registrada.

Da forma como vem sendo praticado, o presidencialismo dá sinais de esgotamento, não fortalece os partidos e nem cria vínculos com a sociedade, onde a grande maioria nem se lembra em quem votou pela última vez.

Impressiona. Senadores e deputados se rendem facilmente aos pedidos do Planalto, como se não houvesse necessidade de uma agenda prévia de assuntos a serem tratados.

O mais engraçado é que nestas situações difíceis - beirando a crise – sutilmente o governo - para desviar a atenção e plantar falsas esperanças, fala em reforma política como se fosse a tábua de salvação. Isso sem contar a liberação de emendas aos parlamentares.

Mas será que nossos ‘ilustres representantes’ estariam tão interessados na tal propalada reforma? Ora! Nunca foi tão fácil atender diretamente aos interesses das bases eleitorais e com chances de levar vantagens financeiras, como tem mostrado o noticiário. Bons para eles, melhor para as empreiteiras especialistas em superfaturamento de custos.

Nunca é demais lembrar o exemplo do México – em plena democracia – governado durante 48 anos apenas por um partido no regime presidencialista. Como aconteceu lá, está ocorrendo aqui: a ditadura partidária sob o manto malandro do mesmo regime.

Seria muito bom que a classe política e a sociedade como um todo, discutissem com profundidade os perigos deste sistema concentrador de poderes, onde a chave do cofre funciona como um calmante ao distribuir benesses aos ‘ parlamentares nervosos de plantão’.

Ao final, convido o leitor para meditar sobre as declarações do ex-diretor Paulo Roberto Costa, da Petrobras.

Parafraseando a música do imortal Ari Barroso: “isso é um pedaço do Brasil...iôiôiô...”

SIGA-NOS NO Google News