Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Preparatório para pós-graduação abre vagas no Interior

21 de julho de 2005 - 09:58

O Curso Preparatório para Mestrado e Doutorado, oferecido pela Secretaria de Estado de Educação (SED) e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), está com inscrições abertas para Aquidauana e Dourados, com 50 vagas disponíveis para cada município. A iniciativa dá oportunidade para que graduados em qualquer área do conhecimento, prioritariamente índios e negros, possam se preparar para uma pós-graduação.

Desenvolvido em três módulos, de 60 horas-aula cada, o preparatório é totalmente gratuito. Os temas trabalhados são Redação Técnico-Científica, Inglês Instrumental e Metodologia Científica. “O governo estadual está reafirmando o compromisso com a sociedade sul-mato-grossense de oferecer aprimoramento intelectual, desenvolvimento de lideranças e a busca de eqüidade e justiça social”, afirma a gestora da Igualdade Racial da SED, Benedita Marques Borges.

Para concorrer às vagas, os candidatos precisam preencher ficha, com informações pessoais, foto colorida especificação de graduação e outra qualificação profissional e etnia. Os interessados no preparatório deverão apresentar memorial de intenções, com um histórico de participação em movimentos sociais, experiência profissional nos últimos três anos, descrição do objeto de pesquisa (se já houver definido), além de declarações de origem étnico-racial (de próprio punho e assinada) e de participação em movimentos sociais (se tiver).

Em Aquidauana, as inscrições se estendem até dia 4 de agosto, na Escola Estadual Coronel José Alves Ribeiro, localizada na rua José Bonifácio, 595, bairro Alto. Em Dourados, os interessados devem levar a documentação até o dia 27 de julho, na Casa da Cultura Uems, na rua Monte Alegre, 1810. O telefone para contato é o (67) 411-9100. O último município a abrir inscrições será Cassilândia, que oferecerá 50 vagas, de 2 a 11 de agosto. O local de inscrições é a unidade da Uems. O telefone para contato é (67) 596-2021.

A gestora da Igualdade Racial da SED, Benedita Marques Borges, destaca que, apesar de afro-descendentes e indígenas terem prioridade à vaga, em caso de empate, o critério racial não é excludente. “Essa é uma iniciativa de ação afirmativa que visa, efetivamente, combater a desigualdade no acesso aos cursos de mestrado e doutorado dos afro-brasileiros e indígenas”, reforça. (Outras informações podem ser obtidas no telefone (67) 318-2235, entre 7h30 e 13h30).

Vivian de Castro Alves - SED

SIGA-NOS NO Google News