Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Preocupações excessivas com dívidas podem trazer prejuízos para a saúde, diz especialista

Agência do Rádio - 13 de agosto de 2011 - 12:13

Cartão de crédito, crediário, cheques. Fontes que parecem às vezes inesgotáveis para realizar o desejo do consumo. Só que quem não planeja bem para onde vai o salário pode se endividar e acabar tendo até problemas de saúde pelo estresse gerado com as dívidas. A estudante de jornalismo, Natália Oliveira, está enfrentando esse problema. As contas do dia a dia, as parcelas e o cartão de crédito não a deixam dormir.

\"Só as contas ficavam vindo na minha cabeça e eu não conseguia pensar no meu trabalho, nos meus estudos. E de noite, quando tu põe a tua cabeça no travesseiro vem todos os problemas, todas as tuas dívidas e isso gera um ansiedade muito grande que tu não sabe como lidar.\"

Assim como a Natália, muitas pessoas estão perdendo o tempo e a saúde por causa das dívidas. Mas a psiquiatra do Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro, Angeli Chaves Martins, faz um alerta: o excesso de preocupação com as dívidas pode gerar problemas como insônia, estresse físico e psicológico e queda na imunidade.


\"Ansiedade muito grande, uma depressão podem causar sintomas no aparelho gástrico-intestinal, podem aparecer sintomas no aparelho cardiovascular como taquicardia, aumento de pressão, sensação de tonteira. Sintomas sem lesão orgânica, mas se isso se mantém por muito tempo favorece o aparecimento de doenças.\"

A especialista alerta que as pessoas que passam por um nível de estresse elevado devem procurar um médico para iniciar um tratamento e evitar transtornos futuros para a saúde.

Reportagem, Vanessa Silvestre


SIGA-NOS NO Google News