Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Prêmio Criança 2004 da Fundação Abrinq: inscrições já

Vilma Amaro - 03 de novembro de 2003 - 15:01

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Criança 2004 da Fundação Abrinq, destinado a indivíduos, organizações sociais ou empresas que tenham contribuído com suas ações para a melhoria das condições de vida das crianças. As inscrições podem ser feitas até 20 de janeiro de 2004. Os interessados devem preencher a ficha do Prêmio, disponível no site: www.fundabrinq.org.br/premiocrianca.

Na edição 2004 do Prêmio, a Fundação Abrinq destacará novamente iniciativas voltadas para a faixa etária de 0 a 6 anos por entender, que antes de mais nada, é preciso garantir um bom começo de vida para as crianças pequenas do país.

Para participar, as organizações, empresas e indivíduos devem estar desenvolvendo as iniciativas inscritas há pelo menos um ano. Os temas definidos para inscrição no Prêmio são: saúde do bebê, da gestante e da criança, com ênfase em ações de nutrição e pré-natal, parto, pós parto, aleitamento e cuidados no primeiro ano de vida do bebê. Outro tema é educação infantil: as iniciativas devem estar voltadas à formação de professores e à inclusão de crianças com deficiência; no tema convivência familiar, o foco principal é o trabalho de apoio e orientação à família, de abrigo e de inserção familiar. No tema convivência comunitária, a ênfase são iniciativas que valorizem a brincadeira, a arte e a cultura, redes de solidariedade e ações comunitárias de comunicação, como rádios, campanhas, etc.

As iniciativas vencedoras serão sistematizadas para poderem ser disseminadas, contribuindo para a implantação de políticas públicas ou estimulando outras iniciativas que transformem positivamente a realidade de nossa infância. Entre as ações premiadas no ano passado, já foi sistematizado o Programa Família Participante, do Hospital Pequeno Príncipe de Curitiba, vencedor no tema " Saúde do bebê e da gestante".

"O Família Participante" está sendo reeditado agora no Hospital Municipal Infantil Menino Jesus, de São Paulo. Outras iniciativas dos vencedores de 2002, já sistematizadas, também deverão ser disseminadas.

O Prêmio Criança, desde sua criação, em 1989, deu estímulo e visibilidade a 52 iniciativas que beneficiaram milhares de crianças e jovens e que serviram de referência a outras ações de indivíduos, empresas e organizações sociais.

Para Rubens Naves, diretor-presidente da Fundação Abrinq, "o Prêmio, do qual participam organizações, empresas e cidadãos de todo o País, além de sua relevância na escolha das melhores iniciativas, é uma mostra do dinamismo da sociedade civil na defesa e promoção dos direitos das crianças".

SIGA-NOS NO Google News